Lollapalooza Brasil 2022: saiba como foi o festival!
Depois de um hiato de dois anos por conta da pandemia, o Lollapalooza Brasil enfim realizou sua nona edição no último final de semana, marcando a retomada da agenda de grandes festivais musicais no Brasil. Foram três dias de música para todos os gostos, encontros inesperados e muitas atividades espalhadas pelos 600 mil m² do Autódromo de Interlagos. O entusiasmo do público e a vontade dos artistas de reencontrar grandes plateias, somados à saudade que todos estavam das experiências que só um festival do tamanho do Lollapalooza Brasil proporciona, fizeram desta edição uma edição histórica. Ao todo, 302.235 pessoas curtiram mais de 68 horas de música nos três dias do festival. Na sexta (25), foram 100.980 pessoas. O sábado (26) contou com 103.000 pessoas e o último dia, domingo (27), teve 98.255 pessoas.
Destaques
Miley Cyrus, uma das atrações mais aguardadas do line up, entregou no palco tudo o que se esperava e seu show ainda contou com a participação surpresa de Anitta. Para muitos, esse foi o ponto mais alto do evento. The Strokes, Doja Cat, A$AP Rocky, Martin Garrix e Idles também brilharam, além do A Day To Remember, Alexisonfire e Turnstile, que já tinham mostrado sua força nas Lolla Parties do meio da semana, esgotando todos os ingressos. E os artistas nacionais? Mantiveram a energia do festival nas alturas! Emicida fez um show poderoso, as luzes e o som da apresentação de Alok contagiaram a todos e Gloria Groove também teve bastante destaque. Da mesma forma, as bandas e artistas brasileiros menos conhecidos não fizeram feio e mostraram seu talento para potenciais novos fãs.
Homenagem a Taylor Hawkins
O encerramento do Lollapalooza Brasil 2022 ficou por conta da homenagem organizada para Taylor Hawkins, do Foo Fighters, considerado um dos melhores bateristas do mundo, que faleceu na última sexta-feira. Com o cancelamento do show da banda, que fecharia o evento ontem (27), artistas expressivos da música brasileira, como Emicida, Mano Brown, Rael, Criolo, Planet Hemp e Ego Kill Talent integraram um tributo, que contou ainda com a transmissão de trechos do show do Foo Fighters no Lollapalooza Brasil 2012.
Patrocínios e marcas parceiras
Neste ano, o Lollapalooza Brasil bateu o recorde de parcerias com marcas. Ao todo, foram 21 parceiras, sendo 6 novas e 15 renovações. Elas foram responsáveis por criar conteúdo e atividades junto ao público por meio de suas ativações. Budweiser, Adidas, Chevrolet, Samsung, Sadia e Mc Donald’s foram apenas algumas das que marcaram presença, além da Vivo, que apresentou o estreante espaço Lolla Lounge by Vivo, uma das áreas mais concorridos do LollaBR. Outra estreia, a do Lolla Comfort, espaço que trouxe conforto extra ao festival, também foi um sucesso.
Alimentação
O Chef Stage – área de alimentação do LollaBR – transportou restaurantes e bares de São Paulo para dentro do festival, com opções veganas, lanches práticos e refeições mais substanciais. A Casa do Porco, o Pirajá e o Bar da Dona Onça foram apenas alguns dos que estiveram presentes com pratos diversos para o público se alimentar durante o evento.
Sustentabilidade
Na frente de sustentabilidade, o Planeta Lolla reuniu 10 ONGs, que apresentaram suas causas e amplificaram mensagens socioambientais que merecem atenção, além da Braskem, marca parceira que trouxe a ação Rock and Recycle, responsável por receber itens para reciclagem.
Merchan
O Lolla Market foi ponto de encontro para aqueles que procuravam improvisar o visual e visitar lojas, como a collab Adidas x Lollapalooza, que vendeu itens feitos em parceria, como um tênis exclusivo e três camisetas com estampas exclusivas do LollaBR 2022. A já tradicional Lolla Store, com merchan oficial do festival, também fez sucesso.
Imprevistos
A oscilante condição climática que se fez presente no Autódromo de Interlagos durantes os três dias do evento foi o principal motivo para alguns imprevistos. Exemplo disso é que, na sexta-feira (25), uma forte chuva acompanhada por rajadas de vento não menos fortes deixaram algumas áreas do autódromo enlameadas e prejudicaram parte da estrutura montada no local, assustando alguns “Lolla lovers”. Porém, até o momento não se tem notícias de pessoas feridas por conta das consequências da chuva e do vento forte.
Vale dizer que, para a maioria dos presentes, esses imprevistos representam no máximo arranhões em todo o brilho e imponência que o Lollapalooza Brasil voltou a mostrar após dois anos de espera. E a Time For Fun, organizadora do festival, já deixou avisado que em 2023 tem mais…
Foto de topo: Thiago Vitorlou