Exposição “A Tensão” fica em cartaz no CCBB-SP até junho

Exposição “A Tensão” fica em cartaz no CCBB-SP até junho

Quem foi ao CCBB-SP desde a última quarta-feira pode ter tido a impressão de que o local foi reformado, mas é “só” uma exposição…

Brincadeiras à parte, desde o último dia 13 um conjunto de dezesseis obras está transformando os espaços do CCBB-SP – Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo. Barco e elevador flutuantes, janelas para jardins imaginários e até uma piscina em que o visitante pode ficar submerso sem medo de se afogar fazem parte da mostra de um dos nomes mais provocativos e populares da arte contemporânea, o argentino Leandro Erlich (@leandroerlichofficial).

A exposição, que chegou em São Paulo depois de passagens pelos CCBBs de Belo Horizonte e do Rio de Janeiro, tem um nome bastante explícito: “A Tensão” (sonoramente ambíguo, pois quem não lê pode ouvir “atenção”), revelador de um dos prováveis sentimentos que os visitantes têm diante das instalações do artista. Isso porque Erlich trabalha com referências que são, literalmente, “lugares-comuns”, espaços que estamos acostumados a ver no dia a dia, mas deslocados da condição de normalidade. Como afirma o curador da exposição, Marcello Dantas, “a obra de Leandro Erlich é estruturada no mecanismo da dúvida. O que nossos olhos veem está em desacordo com o que nossa mente conhece”.

Uma das mais bem sucedidas experiências nesse sentido – que se tornou uma de suas obras mais populares e desconcertantes – é “Swimming Pool” (piscina, em português), instalada no piso térreo do CCBB-SP. A piscina de Erlich provoca sensações absurdas tanto para quem entra nela – sem se molhar – quanto para quem está do lado de fora, já que uma camada de água entre um lado e outro cria a ilusão de que as pessoas ao fundo estão de fato mergulhadas numa piscina.

Mas informações sobre “A Tensão” podem ser conferidas no site do CCBB-SP (neste link).

SERVIÇO

A exposição “A Tensão” fica em cartaz no Subsolo, Térreo, 1°, 2°, 3° e 4° andares do CCBB-SP (Rua Álvares Penteado, n° 112 – Centro) até 20 de junho e pode ser visitada diariamente (exceto às terças-feiras), das 9h às 19h, com ingressos gratuitos (disponíveis pelo link www.eventim.com.br/artist/leandro-erlich-a-tensao) e classificação etária livre. É importante ressaltar que os ingressos são liberados todas as sextas-feiras, às 12h, para visitação na semana seguinte

O CCBB-SP fica próximo à estação São Bento do Metrô (Lina 1-Azul) e possui estacionamento conveniado (pago) nas proximidades (Rua da Consolação, n° 228). É recomendável consultar as medidas de saúde e segurança exigidas pelo local antes de visitá-lo.

Foto em destaque: @leandroerlichofficial

 

Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis mudanças nas informações acima, que são válidas até a data de publicação.

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. E, claro: Vai, Corinthians!

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2022/04/exposicao-a-tensao-fica-em-cartaz-no-ccbb-sp/" width="100%" count="off" num="5"]