Instalação de Flávia Junqueira no do Pátio Higienópolis, em Parceria com o Paço das Artes

Instalação de Flávia Junqueira no do Pátio Higienópolis, em Parceria com o Paço das Artes

Com acesso gratuito, obras inéditas da artista plástica ocuparão o Vão Central do shopping e a entrada do Paço das ArtesAo longo de 2022, outras exposições farão parte do calendário do projeto Galeria Suspensa

Cerca de 150 balões de resina com transparência e brilho semelhante ao cristal fazem parte da instalação Revoada #3, da artista plástica e fotógrafa Flavia Junqueira, que inaugura no sábado 2 de abril, o projeto Galeria Suspensa, resultado da parceria Pátio Higienópolis e Paço das Artes – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.  No shopping, a instalação ocupa o vão central, área de cerca de 250 metros quadrados, com cerca de 50 de altura, que torna a obra visível de todos os andares.  No Paço das Artes, no mesmo período, estará em exposição as fotos Amparo, Parque de diversão, 2020 #1 e Real Gabinete Português de Leitura, Rio de Janeiro #3, 1837, 2021 – ambas com a mesma temática.

Para Revoada #3, os balões foram criados com nova técnica e material mais leve, com cartela de cores variadas – os balões são suspensos verticalmente por cabos de aço, de diferentes alturas. Tais instalações, com balões coloridos, são recorrentes na obra de Flávia Junqueira, que já estiveram em inúmeros espaços icônicos no Brasil como Bienal de São Paulo, Parque Lage, Real Gabinete Português, além de, recentemente, ocupar o cenário do programa Metrópolis da TV Cultura, de São Paulo. 

Para o segundo semestre deste ano, estão previstas outras exposições do projeto Galeria Suspensa. 

Flávia já teve uma mostra no Paço das Artes, em 2013, e agora retorna ao local depois de quase 9 anos. “O trabalho de Flávia Junqueira possui uma dimensão poética própria da fantasia de origem infantil. Em Escritores Criativos e Devaneios, o psicanalista Sigmund Freud aproxima a brincadeira da possibilidade de potência criativa observada nos artistas e escritores. Freud indaga se não devemos procurar na infância os primeiros traços de capacidade imaginativa. Nas obras da artista Flávia Junqueira, o aspecto mágico coloca em cena uma possibilidade de ficcionalização da realidade, que abre na imagem esse caminho para uma ligação com uma potência imaginativa primeira”, diz a curadora Bianca Dias – psicanalista e crítica de arte.

“Para o Paço das Artes, instituição referência na difusão da arte contemporânea brasileira e internacional, bem como no fomento à produção, reflexão e memória da arte em suas múltiplas linguagens, essa é uma parceria importante que se firma com o Shopping Pátio Higienópolis. O projeto intitulado Galeria Suspensa, cuja exposição inaugural é com a artista Flávia Junqueira, que inclusive já passou pela Temporada de Projetos em 2013, é uma oportunidade de colocar em contato uma obra, pensada para o vão do Shopping, com um público amplo, que circula por aqui diariamente. Além disso, é mais um passo no sentido de firmar a nova residência do Paço das Artes, que esteve sem sede própria de 2016 até início de 2020, data de sua inauguração neste complexo” – afirma Marcos Mendonça, diretor geral da ACCIM – Associação Cultural Ciccillo Mararazzo -, que gere o Paço das Artes, o MIS e o MIS Experience.

“A Galeria Suspensa reforça nossa vocação para iniciativas culturais e amplia a experiência dos visitantes. Com nossa integração com Paço das Artes, localizado também no Complexo Pátio Higienópolis, o público se beneficia desta sinergia, podendo interagir com a mesma obra sob formas, formatos e linguagens diferentes”, afirma Kátia Gioacchini, gerente de Marketing do Pátio Higienópolis.

Sobre o autor

Desenvolvi a identidade visual do Sobreviva em São Paulo e criei o blog quando a página no Facebook tinha mais ou menos um ano. Atualmente, além de produzir contéudo para o blog e cuidar do back-end, tenho foco no gerenciamento dos perfis do Instagram e Pinterest. Sou graduado em publicidade e propaganda, pós graduado em gestão empresarial e marketing pela ESPM e trabalho em uma agência de publicidade.

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2022/04/instalacao-de-flavia-junqueira-no-do-patio-higienopolis-em-parceria-com-o-paco-das-artes/" width="100%" count="off" num="5"]