KISS faz último show brilhante e memorável em São Paulo

KISS faz último show brilhante e memorável em São Paulo

“You wanted the best, you got the best!” (Vocês queriam o melhor, vocês têm o melhor!) Essa frase, ouvida ontem (30) pelas milhares de pessoas que lotaram o Allianz Parque à noite, resume bem o que foi visto no último show do KISS em São Paulo. Sim, infelizmente o último, pois a banda anunciou sua aposentadoria dos palcos após esta turnê mundial, intitulada “End of the Road World Tour” exatamente por este motivo.

Depois de uma espera de mais de dois anos após a confirmação da vinda do grupo ao Brasil – que aconteceria inicialmente em 2020, mas passou por adiamentos por conta da pandemia – o “KISS Army”, como sãos chamados os fiéis fãs da banda, testemunharam uma apresentação histórica – não só por ser a última, mas também por ter sido uma verdadeira celebração da carreira do KISS.

Com uma trajetória que começou nos anos 70, o grupo que hoje conta com Paul Stanley (vocal e guitarra), Gene Simmons (baixo e vocal), Tommy Thayer (guitarra) e Eric Singer (bateria), tem em sua discografia alguns verdadeiros clássicos do rock. Esses clássicos, somados à inconfundível identidade visual da banda, cujos integrantes se apresentam com caras pintadas e roupas que lembram armaduras, fazem o KISS ser praticamente uma entidade do rock, com uma história que se confunde com a própria história do gênero.

Ontem, no Allianz Parque, a banda fez jus ao seu legado e encantou o público, que havia esgotado os ingressos com muita antecedência. Com o clima de uma verdadeira festa, no show rolou tudo o que  integra um típico show do KISS: efeitos pirotécnicos em vários momentos, plataformas no palco que se elevam e fazem os músicos tocarem literalmente nas alturas, transição de palco por meio de teleférico, chuva de papel picado e de bolas de praia na plateia… e, claro, músicas da melhor qualidade, que fazem parte dos anais do rock mundial!

Foto: Piero Paglarin

O setlist

Por falar em músicas, uma análise breve do setlist executado (que você confere na íntegra mais abaixo) deixa nítido que realmente o show foi um review da carreira da banda.  Começando pela entrada, que foi triunfal, com direito aos três integrantes de frente descendo ao palco em plataformas suspensas por mecanismos eletrônicos. A icônica “Detroit Rock City” era a música que a banda tocava nesse momento de entrada, levando a plateia à loucura. Depois, “Shout It Out Loud”, “Deuce” e “War Machine” deram continuidade à deliciosa surra de hits que o grupo reservou para a noite.

Ainda sobre o setlist, é difícil destacar pontos altos em um show que teve vários, mas vale citar que algumas das músicas que deixaram a galera mais animada foram “I Love It Loud”, “Say Yeah”, “Cold Gin”, “Lick It Up”, “Tears Are Falling”, “God of Thunder”, “Black Diamond” (cantada por Eric Singer) e as duas músicas que Paul Stanley cantou em um palco montado no centro do estádio, sendo transportado até ele por meio de um teleférico: “Love Gun” e “I Was Made For Lovin’ You”. Além disso, uma tríade de ouro fechou a apresentação, começando com a baladinha “Beth”, cantada e tocada em piano pelo baterista Singer, seguida pela sensacional “Do You Love Me?” e “Rock and Roll All Nite”, provavelmente a música mais famosa do grupo.

Ao todo, foram 2 horas de show e 20 músicas executadas, além de solos de três dos músicos, sobre os quais a gente fala a seguir. Mesmo com o longo tempo de show, os senhores do KISS – dois com mais de 60 anos e dois na casa dos 70 – pareciam crianças, andando de um lado para o outro do palco e dominando o ambiente.

Foto: Piero Paglarin

Momentos

Além dos hits, um show do KISS é sempre repleto de momentos que também fazem a banda ser a lenda que é. E no show de ontem não foi diferente. Em quase todo intervalo entre uma música e outra, os presentes no Allianz Parque viam o simpático e tagarela Paul Stanley falando com a plateia – e também com um gafanhoto, que pousou em seu microfone em determinado momento e arrancou risos de todos. 

Pra quem gosta de solos, o show do KISS foi um prato cheio! Em meio ao setlist, a plateia conferiu o guitarrista Tommy Thayer, o baterista Eric Singer (em uma performance brilhante) e o baixista Gene Simmons  fazendo solos incríveis com seus instrumentos e mostrando porque são integrantes da “maior banda do mundo”.

As já citadas chuvas de bolas de praia e de papel picado, que caíram sobre a plateia em momentos próximos ao fim do show, também fizeram a alegria do público, que era composto por fãs de várias idades, incluindo famílias com crianças e senhores que já tinham passado dos 60 anos.

E por falar em chuva, a todo momento o Allianz Parque ficou sob ameaça de que houvesse chuva a qualquer momento, mas, para a alegria dos presentes, não houve nada além de leves e breves pingos, que logo cessaram.

Foto: Piero Paglarin

Em resumo, a noite de 30 de abril de 2022, para os fãs do KISS presentes no Allianz Parque, foi memorável como deveria ser. Com animação, empolgação e emoção, o aguardadíssimo último show do KISS em São Paulo foi um verdadeiro show do KISS: único e inesquecível. E, desde já, podemos começar a campanha: “Volta, KISS!”

Confira o setlist completo executado pelo KISS no Allianz Parque em 30 de abril de 2022, em show produzido pela Mercury Concerts:

Detroit Rock City
Shout It Out Loud
Deuce
War Machine
Heaven’s on Fire
I Love It Loud
Say Yeah
Cold Gin
Solo de guitarra de Tommy Thayer
Lick It Up
Calling Dr. Love
Tears Are Falling
Psycho Circus (tocada parcialmente)
Solo de bateria de Eric Singer
100.000 Years
Solo de baixo de Gene Simmons
God of Thunder
Love Gun (Paul cantando em palco central)
I Was Made for Lovin’ You (Paul cantando em palco central)
Black Diamond (cantada por Eric Singer)

Parada

Beth (cantada e tocada em piano por Eric Singer)
Do You Love Me?
Rock and Roll All Nite

Fotos: Piero Paglarin

 

 

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. E, claro: Vai, Corinthians!

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2022/05/kiss-faz-ultimo-show-em-sao-paulo/" width="100%" count="off" num="5"]