Paranapiacaba representa o Brasil em concurso global “Melhores Vilas Turísticas”

Paranapiacaba representa o Brasil em concurso global “Melhores Vilas Turísticas”

 O Ministério do Turismo do Brasil selecionou as candidaturas que vão representar o Brasil no concurso global das Melhores Vilas Turísticas (Best Tourism Villages), realizado pela Organização Mundial do Turismo (OMT). A iniciativa identifica vilas que tenham adotado abordagens inovadoras e transformadoras para o turismo nas áreas rurais e que estejam alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Após a seleção interna de cada país, as candidaturas serão avaliadas por um Conselho Consultivo externo independente, composto por especialistas em diferentes áreas com base nos nove temas de avaliação que abrangem recursos naturais e culturais, bem como iniciativas nos três pilares da sustentabilidade (econômico, social e ambiental). O resultado do concurso será anunciado no final do ano.
 
Para escolher os projetos representantes do Brasil, o Ministério do Turismo considerou três critérios: estar posicionado digitalmente e conseguir divulgar seus produtos turísticos; possuir ações de turismo de base comunitária ou produção associada a cadeias, como a de alimentos e de artesanato; e dispor de um evento tradicional com visitação turística no calendário oficial.
 
A Vila de Paranapiacaba, localizada em Santo André, município do ABC Paulista, é uma das duas vilas brasileiras selecionadas pelo Ministério do Turismo para representar o país. Vila tipicamente inglesa que é um dos principais pontos turísticos do Grande ABC, a Vila de Paranapiacaba é tombada pelas três instâncias de preservação brasileiras como um patrimônio cultural, possui diversos atrativos de turismo de natureza e de aventura, e ainda promove o patrimônio histórico e cultural ferroviário, por meio da revitalização dos museus de onde fica.
 
Outro fator levado em conta na escolha da Vila é a valorização do Cambuci, fruto local, a partir de feiras semanais e de um festival anual que conta com a participação de dezenas de expositores e milhares de visitantes.
 
A participação da Vila de Paranapiacaba nesse concurso consolida Santo André como polo de atração turística, o que trará uma série de benefícios aos munícipes e moradores da Vila, ajudando no desenvolvimento da economia local“, afirmou o Secretário de Meio Ambiente de Santo André, Fabio Picarelli.
 
A Vila de Paranapiacaba

Localizada a cerca de 30 km do centro de Santo André, no Alto da Serra do Mar, a Vila de Paranapiacaba foi construída pela São Paulo Railway para abrigar seus funcionários durante a concessão da estrada de ferro Santos – Jundiaí, iniciada em 1860. O pequeno vilarejo, rodeado por Mata Atlântica, preserva até hoje seu acervo histórico cultural, arquitetônico, industrial, tecnológico e ambiental. Com forte influência inglesa na arquitetura, a Vila de Paranapiacaba é tombada pelos conselhos de patrimônio federal, estadual e municipal, e recebe mais de 250 mil visitantes por ano. Saiba mais sobre o local clicando aqui.

A outra vila brasileira selecionada
 
Além de Paranapiacaba, vai representar o Brasil no concurso internacional a Vila Turística Comunitária dos pescadores e maricultores da praia da Cocanha, em Caraguatatuba, no litoral norte de São Paulo. O local tem um modo de vida baseado principalmente na pesca, utilizando meios de produção e trabalho quase sempre de forma coletiva.

O concurso Melhores Vilas Turísticas
 
Lançado pela OMT em 221, o Best Tourism Villages (nome original do concurso) promove e aprimora o papel do turismo na proteção de vilarejos rurais, juntamente com suas paisagens, diversidade natural e cultural, sistemas de conhecimento e valores e atividades locais, incluindo gastronomia. Ao mesmo tempo, a iniciativa também promove abordagens transformadoras para o desenvolvimento do turismo em destinos rurais que contribuem para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Leia também: Conheça Paranapiacaba, a vila inglesa escondida em São Paulo!

Fonte: Prefeitura de Santo André

Foto de topo: Sergio Souza (Unsplash)

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. E, claro: Vai, Corinthians!

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2022/07/paranapiacaba-representa-o-brasil-em-concurso-global/" width="100%" count="off" num="5"]