TJSP autoriza a entrada de bandeiras com mastros em estádios

TJSP autoriza a entrada de bandeiras com mastros em estádios

O Tribunal de Justiça de São Paulo concedeu nesta terça-feira (26) permissão para a entrada de bandeiras com hastes e suportes em estádios de futebol localizados no estado. O direito está condicionado ao “intuito de manifestação festiva e amigável” previsto no Estatuto do Torcedor e deverá ser exercido de acordo com as diretrizes da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

A decisão do juiz Fabrício Reali Zia veio em reposta à representação da Delegacia de Polícia de Repressão aos Delitos de Intolerância Esportiva (Drade) quanto à possibilidade do ingresso controlado de hastes e suportes de bandeiras nos estádios. De acordo com a Drade, se organizada dentro dos procedimentos previstos na lei, a entrada dos materiais não implica manifestação de violência.

Ao analisar a questão, o magistrado responsável pela decisão destacou que o advento do Estatuto do Torcedor, lei federal e que permite a entrada de hastes e suportes de bandeiras nos estádios, suspendeu a eficácia da lei estadual anterior, que proibia o ingresso de tais itens. Porém, em complemento à sua decisão, Zia deixou claro que, caso a Polícia ou o Ministério Público indiquem alguma consequência negativa relacionada à segurança e ao lazer do torcedor, a concessão poderá ser revista.

A entrada das bandeiras deverá seguir as diretrizes da Polícia Militar, que especificará o material, tamanho máximo, quantidade, setor específico para utilização e outros critérios que, segundo Zia, a PM “entenda pertinentes para a concessão do direito e sua respectiva fiscalização, visando especialmente a segurança dos torcedores e de suas famílias”.

Vale lembrar que a entrada de bandeiras com hastes e suportes estava proibida em estádios localizados no estado de São Paulo desde 1996.

Fonte: Comunicação Social TJSP

Foto de topo: Piero Paglarin

 

Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis mudanças nas informações acima, que são válidas até a data de publicação.

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. E, claro: Vai, Corinthians!

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2022/07/tjsp-autoriza-a-entrada-de-bandeiras-com-mastros-em-estadios/" width="100%" count="off" num="5"]