Espetáculo que conta a Independência do Brasil sob o olhar da Imperatriz Leopoldina volta a SP

Espetáculo que conta a Independência do Brasil sob o olhar da Imperatriz Leopoldina volta a SP

Volta ao Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de São Paulo, a partir de setembro, a peça teatral que conta o processo de independência do Brasil com foco em uma de suas principais protagonistas: a Imperatriz Leopoldina.

Com passagens anteriores pelos teatros das unidades do CCBB em São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro e com versão audiovisual criada em 2021, “Leopoldina, Independência e Morte” é um espetáculo teatral que revela novos olhares para o período da independência do nosso país a partir do ponto de vista da primeira mulher a governar o Brasil, tecendo relações com questões que até hoje permeiam nossa sociedade. A peça apresenta uma Imperatriz Leopoldina ainda desconhecida por grande parte do público e destaca sua importância decisiva no processo que levou à nossa independência.

Segundo sua sinopse oficial, o espetáculo Leopoldina, Independência e Morte’ “recria três momentos da vida da arquiduquesa austríaca que viveu no Brasil no século XIX, entre 1817 e 1826: recém-chegada da Áustria, ela relata a uma interlocutora estrangeira suas primeiras impressões sobre o Brasil; num segundo momento, Leopoldina, agora imperatriz, e José Bonifácio, seu principal aliado, analisam o complexo processo de independência após um acerto de contas; e, por fim, num delírio que consumiu seus últimos dias, ela relaciona sua vida, sua época e os projetos em disputa naquele momento com os dias de hoje.

A obra é fruto de anos de pesquisa do autor e diretor Marcos Damigo e tem consultoria histórica do biógrafo de Leopoldina, o escritor e historiador Paulo Rezzutti (biógrafo também de D. Pedro I e II), de forma que todos os eventos mencionados foram retirados de documentos históricos e alguns trechos, inclusive, são palavras dos próprios personagens encontrados em cartas e outras publicações.

O espetáculo volta a São Paulo com mudanças importantes em relação à primeira e segunda temporadas na cidade, como a inclusão de música ao vivo, executada por Ana Eliza Colomar, e redefinição do desenho de luz.

Uma curiosidade: Plínio Soares, ator que interpreta José Bonifácio, integra também o elenco da série sobre a independência criada por Luiz Fernando Carvalho para a TV Cultura, com estreia prevista para setembro.

SERVIÇO

“Leopoldina, Independência e Morte” terá 20 apresentações no CCBB-SP (Rua Álvares Penteado, 112 – Centro), entre 07/09 e 16/10. A temporada acontecerá às sextas, 19h; e sábados e domingos, 17h. Na semana de estreia, serão realizadas apresentações extras na quarta, 07/09 (feriado da Independência), às 17h; e na quinta, 08/09, às 19h. Nas sessões de 07, 18, 25 de setembro e 09 de outubro, haverá um bate-papo após as apresentações. No dia 25 de setembro, a sessão será acessível em libras e audiodescrição.

Os ingressos estarão à venda a partir do dia 1° de setembro, pelo site bb.com.br/cultura e na bilheteria do CCBB-SP (de quarta a segunda, das 9h às 20h), por R$30,00 (inteira) e R$15,00 (meia-entrada). A peça tem duração de 80 minutos e classificação indicativa para maiores de 12 anos.

Foto de topo: Divulgação/CCBB-SP

 

Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis mudanças nas informações acima, que são válidas até a data de publicação.

 

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. E, claro: Vai, Corinthians!

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2022/08/independencia-do-brasil-sob-o-olhar-da-imperatriz-leopoldina/" width="100%" count="off" num="5"]