Feira de Profissões da USP acontece de hoje até sábado

Feira de Profissões da USP acontece de hoje até sábado

O campus Butantã da Universidade de São Paulo (USP) está recebendo, de hoje (1) até sábado (3), a 16ª edição da Feira USP e as Profissões, destinada a estudantes do Ensino Médio e de cursos preparatórios para o vestibular. A participação é totalmente gratuita, mas para agilizar a entrada, os interessados podem fazer um credenciamento prévio no site uspprofissoes.usp.br.

Após nove anos da última edição realizada no campus, o evento retornou à Cidade Universitária e traz variadas possibilidades aos estudantes, aproveitando a proximidade com as unidades de ensino, museus, laboratórios e com o ambiente que o jovem poderá encontrar como universitário, inclusive com atividades sendo realizadas em diversos destes locais.

A Feira USP e as Profissões é um evento muito importante porque envolve todas as unidades da USP e, principalmente, por deixar a Universidade bem próxima da sociedade. (…) Durante a feira, temos a oportunidade de interagir com dezenas de milhares de jovens, assim como com suas famílias, buscando orientá-los do melhor modo possível a planejar seu futuro”, destaca a professora Marli Quadros Leite,  pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária da USP.

Na Praça do Relógio, marco arquitetônico e símbolo da universidade, a feira reúne estandes com alunos e docentes da USP que apresentam as carreiras e esclarecem dúvidas sobre os cursos oferecidos, as profissões, mercado de trabalho, formação acadêmica, grades de disciplinas, conteúdos programáticos, vida universitária e as especializações.

Também são fornecidas orientações a respeito das formas de ingresso na universidade e dos programas e bolsas de estímulo à permanência estudantil. Aos professores, há divulgação dos cursos de extensão que a USP oferta, muitos deles gratuitos.

Além do local principal, o visitante pode conhecer um pouco mais sobre a USP pelo passeio Giro Cultural, que percorre diversos locais do campus em um ônibus.

Para ajudar os estudantes na escolha da profissão, o Instituto de Psicologia da USP (IP) realiza oficinas, como a de Orientação Vocacional. Nos anos anteriores, o estande vocacional foi um dos mais procurados pelos visitantes e desta vez a atividade será realizada diretamente no instituto.

Além disso, o evento oferece atividades interativas, shows e palestras, como o grupo Química em Ação, o Show de Física, oficinas do Coral da USP, sessões de cinema gratuitas no Cinusp (o cinema da universidade) e outras atrações, que podem ser conferidas nesta matéria publicada no Jornal da USP.

Algumas atividades são realizadas em formato híbrido, com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube. Para alimentação, a edição 2022 conta com uma estrutura de food trucks. Visando facilitar o transporte e a chegada de visitantes, bolsões especiais de estacionamento serão destinados para acomodação de ônibus.

SERVIÇO

Feira USP e as Profissões 2022

Quando | De 1º a 3 de setembro de 2022 (quinta a sábado), das 9h às 17h
Onde | Praça do Relógio, campus Butantã da USP
Como chegar
Portaria 1 – Cruzamento da Av. Afrânio Peixoto com Rua Alvarenga
Portaria 2 – Av. Escola Politécnica, altura do n° 403. Acesso de ônibus pela Portaria 2
Portaria 3 – Av. Corifeu de Azevedo Marques, altura do n° 2.900
Inscrições e credenciamento | A participação é totalmente gratuita, mas para agilizar a entrada, os interessados podem fazer o credenciamento prévio no site uspprofissoes.usp.br.

Fonte: Elcio Silva/Jornal da USP

Foto de topo: Marcos Santos/USP Imagens

 

Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis mudanças nas informações acima, que são válidas até a data de publicação.

 

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. E, claro: Vai, Corinthians!

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2022/09/feira-de-profissoes-da-usp/" width="100%" count="off" num="5"]