Conheça as novas exposições em cartaz na reabertura do Museu do Ipiranga

Conheça as novas exposições em cartaz na reabertura do Museu do Ipiranga

Depois de ficar nove anos fechado para uma grande reforma, que começou em 2019, o Museu do Ipiranga (Rua dos Patriotas, 100 – Pq. da Independência) está finalmente sendo reaberto ao público geral hoje (08), em comemoração do bicentenário da Independência do Brasil, celebrada ontem. São inauguradas 11 exposições permanentes – e uma outra temporária, prevista para abrir em novembro – em que os visitantes encontrarão um acervo diferente daquele exposto antes do fechamento.

No total são 3.700 itens, a maioria inédita, sendo que 353 deles receberam tratamento multissensorial, facilitando as interações táteis e olfativas – há salas com cheiros – além de material em braile. Os objetos datam dos séculos IX e XX, mas há itens mais antigos, que remontam ao Brasil colonial. São pinturas, esculturas, moedas, documentos textuais, fotografias, objetos em tecido e madeira e duas maquetes de grande porte.

A nova configuração do museu marca também uma nova fase curatorial, como afirma Vânia Carneiro de Carvalho, coordenadora-geral do projeto de concepção e implantação das exposições do Novo Museu do Ipiranga 2022. “O Museu do Ipiranga era visto como um museu das elites, porque isso é que teve visibilidade nas exposições durante muito tempo”, revela Vânia. Segundo ela, na época não foi possível fazer essa renovação, mas a reinauguração do museu estreia essa nova fase.

Após mais de 100 anos de existência, o museu passa a ter menos foco em personalidades e quer discutir a história a partir de questões da vida cotidiana. Segundo Vânia, desde a década de 1990, a instituição está passando por uma mudança no seu perfil. “O que o museu vai mostrar nas novas exposições não é apenas fruto do seu fechamento em 2013. Vamos mostrar um acervo que está sendo acumulado ao longo de 30 anos.” A professora Solange Ferraz de Lima, do Museu Paulista, acrescenta que “é um museu histórico, especializado em cultura material, ou seja, conta a história da sociedade através dos objetos”.

Para a inauguração, os objetos foram distribuídos em 11 exposições permanentes, separadas em dois eixos: Para Entender a Sociedade traz seis mostras sobre a sociedade brasileira e os vários processos históricos que estão ligados à sua formação; e Para Entender o Museu, com cinco áreas dedicadas aos bastidores do museu. Haverá também a exposição temporária Memórias da Independência, focada no tema da Independência do Brasil, prevista para inaugurar em novembro. Mais informações sobre as novas exposições podem ser obtidas nesta matéria, publicada no site do Jornal da USP.

Como visitar o Novo Museu do Ipiranga?

O Museu do Ipiranga fica aberto ao público de terça a domingo. De hoje a 11 de setembro, das 11h às 16h; depois, das 12h às 18h.

As visitas podem ser feitas gratuitamente (até o dia 6 de novembro), após agendamento prévio no site www.museudoipiranga.org.br.

O endereço do Museu do Ipiranga é: Rua dos Patriotas, 100 – Parque da Independência, zona sul de São Paulo-SP.

Fonte: Valentina Moreira/Jornal da USP

Foto de topo: Cecilia Bastos/USP Imagens

Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis mudanças nas informações acima, que são válidas até a data de publicação.

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. E, claro: Vai, Corinthians!

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2022/09/novas-exposicoes-do-museu-do-ipiranga/" width="100%" count="off" num="5"]