São Paulo: uma cidade inteligente na vanguarda da IA

São Paulo: uma cidade inteligente na vanguarda da IA

São Paulo está se tornando uma cidade inteligente, sendo que recursos novos de Inteligência Artificial (IA) estão sendo testados localmente. Esse é um dos modos como o Brasil está investindo na tecnologia. Saiba mais.

O investimento mundial na IA é visível e seus recursos são cada vez mais amplos e estão tendo usos cada vez mais diversificados, em diversos setores e contextos.

Aderindo aos novos recursos digitais o país vem sendo destacado em rankings internacionais por diversas razões, incluindo por ser um dos maiores usuários das redes sociais, por ser um dos países com mais celulares smartphone ativos e por ser também um país onde o seguimento de influenciadores merece destaque.

No processo, estamos assistindo a vários fenômenos interessantes no cotidiano, incluindo ao aumento do consumo online, à maior procura por atividades lúdicas digitais ou mesmo ao crescimento no número de negócios online e no número de empreendedores digitais.

Hoje, a questão de onde jogar bingo ao vivo, por exemplo, já é algo que imediatamente nos remete para websites, sendo que o realismo desse tipo de atividade – em parte também por conta da IA – acabou por incentivar muitas pessoas a se renderem à Internet para praticar atividades que, antes, existiam apenas no mundo analógico.

Saltando da web para as cidades que trilhamos no cotidiano, alguns recursos prometem alargar a experiência digital mais ainda.

Venha conhecer o que está sendo feito em São Paulo com a Inteligência Artificial e outros modos como a inovação digital é visível no Brasil.


São Paulo e as Cidades Inteligentes


As cidades inteligentes são uma das propostas relacionadas com os usos da IA e, no a integração de mecanismos de segurança IA está já sendo testada.

São Paulo foi a primeira cidade brasileira em teste, tendo sido usado um sistema integrado de segurança IA para combater a criminalidade na cidade.

Essa ferramenta veio do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria, contando com financiamento da FAPESP.

Esse sistema funciona com base num algoritmo que, pelo uso de sistemas complexos, calculam a probabilidade que um crime possa ocorrer numa determinada região da cidade.

Quando a probabilidade é elevada, o sistema envia um alerta às autoridades de segurança e tenta, desse modo, evitar esse crime.

Nessa experiência, a Inteligência Artificial (IA) serve para tentar reduzir a margem do erro humano, criando ruas mais seguras para todos.

Outros investimentos do Brasil na tecnologia IA

O Brasil também está investindo em IA de outras formas, incluindo através da educação. Nesse caso, foi Goiás que recebeu a primeira licenciatura de IA, que veio colmatar uma falta que existia no país, onde esses estudos existiam apenas para doutorados e pós-graduações. O curso nasceu na Universidade Federal de Goiás (UFG) e visa colocar o país na vanguarda desse tipo de recurso.

Além disso o país também continua a promover a criação de novos negócios digitais e a lançar feiras de empreendedorismo digital, para garantir que todos têm a oportunidade de se ligar à modernidade da tecnologia.

Sobre o autor

Desenvolvi a identidade visual do Sobreviva em São Paulo e criei o blog quando a página no Facebook tinha mais ou menos um ano. Atualmente, além de produzir contéudo para o blog e cuidar do back-end, tenho foco no gerenciamento dos perfis do Instagram e Pinterest. Sou graduado em publicidade e propaganda, pós graduado em gestão empresarial e marketing pela ESPM e trabalho em uma agência de publicidade.

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2022/09/sao-paulo-uma-cidade-inteligente-na-vanguarda-da-ia/" width="100%" count="off" num="5"]