Capital paulista sediará primeira corrida de Fórmula E no Brasil, em 2023

Capital paulista sediará primeira corrida de Fórmula E no Brasil, em 2023

A Prefeitura de São Paulo e a ABB FIA Fórmula E World Championship anunciaram ontem (13) a realização da primeira corrida de Fórmula E (com carros 100% elétricos) no Brasil. O evento acontecerá no dia 25 de março de 2023, em circuito no Sambódromo do Anhembi. De acordo com a gestão municipal, o contrato para realização do evento é válido por cinco anos, com a possibilidade de renovação por mais cinco.

De acordo com o site da prefeitura, a expectativa é que 35 mil pessoas acompanhem o evento no circuito em 2023, podendo desfrutar de um dia inteiro de diversão e entretenimento para toda a família, incluindo performances ao vivo antes e depois da prova, diversas opções de culinária e a oportunidade de conhecer os pilotos da modalidade. Todas as arquibancadas terão visão para o grid de largada enquanto a corrida acontece pelo sambódromo. 

Segundo o diretor-presidente da SPTuris, Gustavo Pires, o Sambódromo do Anhembi foi encolhido pois houve uma identificação técnica de que a área era a ideal para receber a corrida. “A expectativa é que tenhamos um impacto econômico na cidade de algo em torno de 120 milhões de dólares”, disse Pires. “Não há dinheiro novo no investimento da Prefeitura para a realização do evento. O que tem da nossa parte é estrutura e logística. Vamos usar a estrutura que foi utilizada na Fórmula Indy”, completou o gestor.

O evento acontecerá apenas um mês após o carnaval paulistano de 2023, também sediado no sambódromo, e a corrida de Fórmula E terá uma das maiores praças de eventos da cidade revitalizada para receber suas disputas.

Para o co-fundador e Chief Championship Officer of Fórmula E, Alberto Longo, a prova será um marco para a capital paulista e para o Brasil. “Mal podemos esperar por esta corrida na cidade de São Paulo, um local vibrante (…) Juntos, vamos trazer um ‘carnaval elétrico da velocidade’, onde poderemos mostrar o máximo do automobilismo elétrico e da inovação”, disse Longo. 

Vinte e dois pilotos representando 11 equipes irão disputar posições roda a roda no circuito do Sambódromo, desenhado para proporcionar ação a altas velocidades e com mínimo impacto no tráfego diário da cidade.

Fórmula E

A temporada 9 da ABB FIA Formula E World Championship irá começar em janeiro de 2023, com 18 corridas em 13 localidades pelo mundo. Trata-se da primeira categoria de carros totalmente elétricos sancionada pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) como Campeonato Mundial e único esporte certificado com o selo carbono zero desde sua concepção. 

Os ingressos para a corrida em São Paulo já estão à venda pelo site www.fiaformulae.com/saopaulo.  Para mais informações sobre a Fórmula E, os interessados podem visitar www.FIAFORMULAE.com .

Fonte: Secretaria Especial de Comunicação/Prefeitura de São Paulo

Foto de topo: fiaformulae.com

 

Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis mudanças nas informações acima, que são válidas até a data de publicação.

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. E, claro: Vai, Corinthians!

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2022/10/primeira-corrida-de-formula-e-no-brasil/" width="100%" count="off" num="5"]