13° Cinefoot – Festival de Cinema de Futebol começa nesta sexta

13° Cinefoot – Festival de Cinema de Futebol começa nesta sexta

Após dois anos sendo realizado no formato virtual por conta da pandemia do coronavírus, o Cinefoot – Festival de Cinema de Futebol entra em campo presencialmente para sua edição de número 13, mantendo-se firme na sua histórica trajetória de difundir a cultura audiovisual do futebol e a paixão que o esporte mais popular do planeta desperta.

Em São Paulo, o 13° Cinefoot dá seu pontapé inicial no próximo dia 18 (sexta-feira), no Museu do Futebol (Praça Charles Miller, s/n – Pacaembu), com uma expressiva seleção de curtas-metragens em competição internacional. Os dias 19 e 20, sábado e domingo, respectivamente, são os outros dias em que o festival acontece, sempre no Museu do Futebol e com entrada gratuita (mediante retirada de ingressos na bilheteria do local).

No dia 19, uma das atrações é uma sessão-homenagem ao cinquentenário do Estádio do Canindé, o estádio da Associação Portuguesa de Desportos, com a estreia do documentário “Canindé 50“, que tem direção de Cristiano Fukuyama e Luiz Nascimento.

Como tradicionalmente acontece, os filmes vencedores das mostras competitivas do festival serão definidos exclusivamente através do voto do público. Os filmes campeões faturam a Taça Cinefoot.

Vale ressaltar que o Cinefoot é o único festival de cinema de futebol do Brasil e pioneiro na América Latina. Em 2022, o evento realiza sua nova edição no clima da Copa do Mundo, um momento mágico e fascinante para a população brasileira, especialmente para os amantes do futebol.

Além das mostras competitivas internacionais de curtas e longas-metragens, o Cinefoot conta com mostras especiais de caráter não-competitivo, além de uma programação especial disponível no formato virtual, exibida no canal do festival no Youtube (www.youtube.com/c/cinefoot).

A programação completa, com os curtas e longas-metragens do 13° Cinefoot, pode ser conferida em https://cinefoot.org.

Masterclass e homenagens

O evento leva ao público uma masterclass com Susanna Lira e celebra sua carreira, concedendo a ela a Honraria Futebol Arte do Cinefoot em 2022. 

Diretora e roteirista conectada com as paixões que movem os brasileiros, Lira dirigiu duas séries dedicadas a personalidades do futebol: “Casão – Num Jogo sem Regras” (2022), sobre o ex-jogador e comentarista Walter Casagrande Jr., e “Adriano Imperador” (2022), série documental dedicada ao polêmico centroavante que fez história na Itália e no Brasil, traçando um olhar muito próximo da intimidade e emoções desses ídolos do futebol, cujas carreiras foram verdadeiros turbilhões de emoções.

O Cinefoot convida Susanna Lira para conversar com o público sobre o documentário biográfico de futebol. A masterclass terá duração de uma partida de futebol, 90 minutos, e poderá ser assistida online com participação mediante inscrição prévia e gratuita pelo site www.cinefoot.org.

A lista de homenagens do 13° Cinefoot torna-se ainda mais potente com os tributos a Soraia Marques (mulher varzeana responsável pela gestão do campo do Aliança da Casa Verde), Maria Cristina Costa Vallim, in memoriam (cofundadora do time de várzea Negritude F.C. da COHAB 1), Mariana Chaves, in memoriam (coordenadora de exposições e programação cultural do Museu do Futebol) e a equipe do Ubuntu Esporte Clube, podcast que difunde uma visão afrocentrada sobre o esporte, cultura e muito mais.

Foto de topo: Assessoria de Imprensa/Cinefoot

 

Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis mudanças nas informações acima, que são válidas até a data de publicação.

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. E, claro: Vai, Corinthians!

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2022/11/13-cinefoot-festival-de-cinema-de-futebol/" width="100%" count="off" num="5"]