Rolês alternativos: conheça atrações inusitadas na capital paulista

Rolês alternativos: conheça atrações inusitadas na capital paulista

Que a capital paulista está cheia de atrações, pontos históricos e opções de entretenimento para turistas e residentes, todos estamos cansados de saber. A metrópole é mundialmente reconhecida por possuir uma ampla variedade de museus, alguns dos melhores restaurantes do mundo, a vida noturna mais agitada da América do Sul, além de famosos edifícios, parques e pontos turísticos.

No entanto, São Paulo também conta com algumas outras atrações menos conhecidas que oferecem aos visitantes uma chance de sair do lugar comum e apreciar o que de melhor a Pauliceia pode oferecer. Dos túneis subterrâneos das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar aos bares secretos da noite paulistana, estas são algumas das atrações mais inusitadas da maior cidade do hemisfério sul.

No underground da ROTA

Foto: Divulgação

O Quartel da Luz, também conhecido como Mansão da ROTA, localizado na Avenida Tiradentes, é muito mais do que simplesmente a sede das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar, a ROTA. 

O quartel foi construído na década de 1890, e abaixo de suas estruturas estão túneis que foram utilizados pelos soldados durante a Revolta Paulista de 1924. Mais tarde, na década de 1960, os túneis do quartel foram utilizados nos interrogatórios conduzidos pelo regime militar que governou o Brasil por mais de 20 anos.

Com a introdução do sistema de metrô nesta área da cidade, os túneis, que tinham quase 3km de comprimento, foram destruídos, mas 100m deles foram mantidos e convertidos em um museu especial com imagens e ilustrações narrando sua história. Entretanto, a atmosfera sinistra, o ar úmido e a presença de morcegos e enormes teias de aranha fazem com que a atração não seja para todos os gostos. A visitação é às sextas-feiras e somente com hora marcada.

Cartas na noite paulistana

Foto: Divulgação

São Paulo é sem dúvida a principal cidade brasileira quando o assunto é poker, já que a metrópole conta com uma infinidade de espaços dedicados à prática do esporte da mente. Por se tratar de um jogo de habilidade, e não um jogo de azar, o poker é amplamente difundido em São Paulo, então, se você estiver a procura de algo novo para fazer na Pauliceia, talvez uma visita a uma casa de poker seja uma boa ideia.

Porém, por se tratar de uma cena em efervescência na capital paulista, com adeptos dos mais diferentes níveis de habilidade, certifique-se de estar em dia com suas estratégias e táticas de poker.

Localizado na Rua Henrique Schaumann, em Pinheiros, o H2 Club é um dos mais tradicionais clubes de poker de São Paulo. O local funciona diariamente e oferece jogos a dinheiro com diversos formatos de blinds além de torneios diários e semanais. Mas para participar dos torneios, é necessário realizar um cadastro e se tornar um associado do clube.

Rolê noturno no zoológico

Foto: Carlos Nader/Zoológico de São Paulo

Para as pessoas que querem aprender mais sobre animais noturnos como felinos, corujas e morcegos, que normalmente ficam escondidos durante o dia, o Zoológico de São Paulo oferece passeios noturnos guiados.

O trajeto tem 2.500 metros e conta com 16 pontos de mediação, onde educadores explicam os hábitos noturnos dos animais. Entre as espécies que garantem o espetáculo após o pôr-do-sol estão 27 mamíferos, 6 aves, 30 répteis e 10 anfíbios.

O tour supervisionado acontece todos os sábados, das 18h30 às 22h30, e os ingressos podem ser adquiridos diretamente no site do zoológico. Mas a compra deve ser feita o quanto antes, já que o passeio é bastante concorrido e há um limite de 1.300 visitantes por dia.

A exclusividade dos bares secretos da capital

Foto: Tina Bini

Bares secretos não são um fenômeno novo no mundo. Também conhecidos como speakeasies, estes bares surgiram nos Estados Unidos durante a Lei Seca, de 1920 a 1933, quando a venda de bebidas alcoólicas foi proibida e esse tipo de atividade era considerada um crime federal. Com senhas de entrada e fachadas para disfarçar a atividade, os speakeasies se tornaram um sucesso e se mantiveram ativos após a suspensão da Lei Seca.

Pelos lados da capital paulista, nunca houve uma Lei Seca como a imposta sobre nossos vizinhos ianques no começo do século passado. Mesmo assim, a moda dos bares secretos chegou com força em São Paulo e vem conquistando seu espaço na noite da metrópole.

Um dos mais exclusivos é o S.W., que funciona nos fundos de uma loja de doces instagramável no bairro dos Jardins. No local, é proibido tirar fotos e só é possível entrar com um convite de pessoas selecionadas pelos donos, que são conhecidas como “guardiões da chave”. Por sinal, as comandas do bar, que tem um ticket médio de R$500, têm formato de chave. A mixologia está sob os cuidados do bartender Caíque Soares, enquanto o menu é assinado pelo estrelado chef Luiz Filipe Souza.

Sobre o autor

Desenvolvi a identidade visual do Sobreviva em São Paulo e criei o blog quando a página no Facebook tinha mais ou menos um ano. Atualmente, além de produzir contéudo para o blog e cuidar do back-end, tenho foco no gerenciamento dos perfis do Instagram e Pinterest. Sou graduado em publicidade e propaganda, pós graduado em gestão empresarial e marketing pela ESPM e trabalho em uma agência de publicidade.

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2022/11/roles-alternativos-conheca-atracoes-inusitadas-na-capital-paulista/" width="100%" count="off" num="5"]