Sesc Pompeia apresenta a exposição “A Parábola do Progresso”

Sesc Pompeia apresenta a exposição “A Parábola do Progresso”

Desde o fim de outubro até o dia 2 de abril de 2023, o Sesc Pompeia está recebendo em sua Área de Convivência a exposição A Parábola do Progresso. Com coordenação curatorial de Lisette Lagnado e os curadores associados André Pitol e Yudi Rafael, a mostra marca o 40° aniversário da unidade, inaugurada em 1982. Foi desde sua inauguração, por meio de ações voltadas para a cultura, o lazer, o bem-estar social e a saúde, que o Sesc Pompeia tornou-se palco de numerosas manifestações de caráter lúdico e coletivo.

O aniversário de 40 anos da unidade coincide ainda com o bicentenário da Independência do Brasil (1822) e o centenário da Semana de Arte Moderna de São Paulo (1922), duas datas históricas que atravessam a concepção do projeto, inserido na programação chamada “Diversos 22“, que é uma iniciativa da rede Sesc São Paulo.

Com o objetivo de discutir o legado da arquiteta modernista ítalo-brasileira Lina Bo Bardi (1914 – 1992), que tem o Sesc Pompeia como uma de suas principais obras e transformou o local em um ícone arquitetônico da capital paulista, a curadoria traz outras referências para somar camadas vivenciais e sociais ao projeto. Sendo assim, cinco territórios dialógicos participam da exposição, cada um com uma singularidade: o Acervo da Laje (subúrbio ferroviário de Salvador – BA), a Aldeia Kalipety (São Paulo – SP), a Casa do Povo (São Paulo – SP), o Quilombo Santa Rosa dos Pretos (Itapecuru Mirim – MA) e o Savvy Contemporary – the Laboratory of form-ideas (Berlim – Alemanha). Em comum, são diferentes forças sociais que têm conseguido se organizar e gerar espaços de hospitalidade aptos a amparar suas comunidades.

Inicialmente, quando se pensou em fazer uma exposição que conjugaria tantas datas importantes, chegou-se rapidamente à conclusão de que a grande singularidade do Sesc Pompeia é ser esse espaço de convivência. Fazer outra homenagem a Lina não teria tanto interesse do ponto de vista formal, nos pareceu mais importante pensar a partir da ética e do modus operandi da Lina”, comenta a coordenadora curatorial Lisette Lagnado. O grande número de trabalhos que compõe “A Parábola do Progresso” – como esculturas, fotografias, desenhos, vídeos e azulejos – foi definido em um processo de curadoria compartilhada com os territórios dialógicos, em um trabalho de trocas regulares.

Para Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo, a exposição acompanha a trajetória do Sesc Pompeia. “Amarrado ao nosso ímpeto de pensar no impacto do modernismo de forma crítica e sob a ótica de uma construção sociohistórica, um dos disparadores de nosso projeto transversal ‘Diversos 22’, esta mostra olha para personagens, coletivos, artistas e documentos que nem sempre são discutidos na historiografia da arte brasileira“, afirma Miranda. “Ao mesmo tempo, é curiosa a possibilidade de trazer ao espaço do Sesc Pompeia, em sua essência como lugar do encontro e da troca, discussões contemporâneas sobre o que é convivência, seja na relação com as obras de arte ou na vivência de nosso público, seu impacto no cenário cultural de São Paulo e as transformações que ainda estão por vir”, completa o diretor.

SERVIÇO

A exposição “A Parábola do Progresso” pode ser visitada na Área de Convivência do Sesc Pompeia (Rua Clélia, 93 – Água Branca) até 02/04/2023, de terça a sexta, das 10h às 21h; e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h. A visitação é gratuita e permitida para todas as idades. Mais informações sobre a exposição podem ser obtidas neste link.

Foto de topo: Acervo Laje (por Daniele Domingues)

 

Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis mudanças nas informações acima, que são válidas até a data de publicação.

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. E, claro: Vai, Corinthians!

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2022/11/sesc-pompeia-apresenta-a-parabola-do-progresso/" width="100%" count="off" num="5"]