Saiba tudo sobre o Carnaval de Rua 2023 em São Paulo!

Saiba tudo sobre o Carnaval de Rua 2023 em São Paulo!

Com 511 desfiles espalhados por todas as regiões da capital e atrações como Lexa, Luísa Sonza, Pabllo Vittar, Pocah e Michel Teló, o Carnaval de Rua 2023 da cidade de São Paulo, promovido pela prefeitura, deve reunir 15 milhões de foliões na cidade, de acordo com o site da gestão municipal. O anúncio do plano de ações para a realização da festa foi feito pelo prefeito Ricardo Nunes na manhã de ontem (02).

A festa na cidade acontece nos dias 11 e 12 de fevereiro (pré-Carnaval), de 18 a 21 de fevereiro (Carnaval) e nos dias 25 e 26 de fevereiro (pós-Carnaval), com patrocínio oficial da AMBEV, empresa fabricante de bebidas que ganhou o edital de patrocínio que foi proposto para o evento.

Ao todo, foram cerca de 670 desfiles cadastrados para este ano. A Secretaria Municipal de Cultura (SMC) registrou o cancelamento de 154 e apenas três desfiles ainda não tinham sido publicados até ontem. Os blocos inscritos podem cancelar os seus desfiles até o dia 6 de fevereiro. A programação pode ser consultada neste link, disponibilizado pela prefeitura.

Blocos por região

A divisão dos desfiles por região/subprefeitura, até ontem, era a seguinte: na Zona Oeste, são 145 desfiles, sendo 74 em Pinheiros, 47 na Lapa e 24 no Butantã. No Centro, o total é de 121 desfiles. Na Zona Sul, um total de 102 desfiles, sendo 32 na Vila Mariana, 18 no Ipiranga, 17 em Santo Amaro, 15 no M’Boi Mirim, 8 na Capela do Socorro; 5 em Campo Limpo; 3 em Cidade Ademar; 3 no Jabaquara, 1 em Parelheiros. Na Zona Norte, são 76 desfiles, sendo 21 em Santana/Tucuruvi, 18 na Freguesia do Ó, 15 na Casa Verde, 7 no Jaçanã, 7 em Pirituba, 5 na Vila Maria e 3 em Perus. Na Zona Leste, são 68 desfiles, sendo 16 na Mooca, 14 na Penha, 8 em São Miguel Paulista, 6 em Itaquera, 6 no Itaim Paulista, 6 em Cidade Tiradentes, 3 em Aricanduva, 3 em Ermelino Matarazzo, 2 em Guaianases, 2 na Vila Prudente, 2 em São Mateus, 2 em Sapopemba.

No circuito dos megablocos estão a Rua da Consolação, Av. Luís Dumond Villares, Av. Brigadeiro Faria Lima, Av. Marquês de São Vicente, Av. Pedro Álvares Cabral e Rua Laguna. Já nos circuitos de blocos grandes e médios estão a Av. Hélio Pellegrino, Rua Henrique Schaumann, Av. Paulo VI/Sumaré e Av. Ver. Abel Ferreira.

Neste ano, não haverá desfiles no Largo da Batata e nas avenidas Engenheiro Luiz Carlos Berrini e Tiradentes.

Blocos estreantes

Em 2023, serão 57 novos blocos desfilando pelas vias da capital. De acordo com a prefeitura, são considerados como novos aqueles que nunca desfilaram no Carnaval de Rua da cidade ou nunca tiveram os desfiles autorizados pela Prefeitura de São Paulo, ou seja, não realizaram o cadastro em edições anteriores.

Destaques

No Pré-carnaval (10 a 12/02), desfilam os blocos Bangalafumenga, Casa Comigo, Sargento Pimenta, todos no dia 11, e os blocos Gambiarra e Chá da Alice, dia 12, em Pinheiros; Bloco da Pocah, dia 11, em Santana/Tucuruvi; Bloco da Lexa, na Lapa, no dia 12; Monobloco, dia 12, na Vila Mariana; Bloco Domingo Ela Não Vai, dia 12, na Sé; e Bloco Modo Surto, com Luísa Sonza, dia 12, em Santo Amaro.

Durante o Carnaval, entre 18 e 21/02, desfilam pela Vila Mariana o bloco Agrada Gregos, dia 18, o Bloco da Pabllo, dia 19, e o Bloco Pinga Ni Mim (Villa Country), dia 20. Em Pinheiros: o Bloco das Gloriosas, dia 18; Bloco Bem Sertanejo, com Michel Teló, dia 19; e Bloco Filhos de Gil, dia 20. Na terça, 21, o Bloco da Pagu chega à Sé.

No Pós-carnaval (25 e 26/02), desfilam o BumbáBloco, dia 25, em Santana/Tucuruvi; o Bloco Que Casar Que Nada, dia 18, em Santo Amaro; Bloco Não era Amor era Cilada, em 26, em Pinheiros; e o Bloco da Pretta, dia 26, na Vila Mariana.

Infraestrutura e ações sociais

Toda uma infraestrutura de cuidados à saúde e com a segurança dos foliões, assim como ações especiais de apoio a turistas, mulheres vítimas de violência e população LGBTI, também está sendo organizada pela prefeitura para os dias de desfile. “São muitas pessoas participando da organização, cuidando da infraestrutura, segurança, saúde e, também, temos o foco em ações relacionadas ao trabalho infantil e ao assédio”, explicou Ricardo Nunes no momento do anúncio do evento. Para saber mais sobre essas ações, os interessados podem acessar esta matéria, publicada no site da gestão municipal.

Fonte: Secretaria Especial de Comunicação/Prefeitura de São Paulo

Foto de topo: Press Works / Vigo Video

 

Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis mudanças nas informações acima, que são válidas até a data de publicação.

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. E, claro: Vai, Corinthians!

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2023/02/carnaval-de-rua-2023-em-sao-paulo/" width="100%" count="off" num="5"]