Artefatos arqueológicos históricos estarão em mostra em Santos a partir de março

Artefatos arqueológicos históricos estarão em mostra em Santos a partir de março

Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos, órgão de cultura e extensão da Universidade de São Paulo (USP), inaugura em Santos, no dia 15 de março, a exposição Ruínas Quinhentistas em Território Milenar. No local, foram encontrados artefatos arqueológicos que serão expostos pela primeira vez, além de objetos etnográficos representantes de indígenas Tupinambá. A visitação, que chegou a ser disponibilizada ao público no formato soft opening em dezembro, será gratuita e aberta a todos os interessados.

Segundo o professor Yuri Tavares Rocha, diretor da instituição, nunca tantos dados foram disponibilizados ao público. “Desde sua fundação, há quase 500 anos, e de sua doação à USP, há quase 70, nunca houve o acesso direto e simultâneo a tantas importantes informações sobre as terras de povos originários onde foi erguido, sobre sua história secular de mudanças de proprietários e invasões, até chegar à história mais recente, quando o Engenho se tornou um sítio arqueológico sob a custódia da USP”, disse ele.

Os visitantes poderão também visualizar um diorama – apresentação artística tridimensional realista, de cenas da vida real – representando povos sambaquieiros que habitaram o litoral milênios atrás, uma rica mapoteca com mapas históricos contextualizados e ilustrados sobre a diáspora africana, ocupação do território (hoje Brasil) pelos povos originários, caminhos indígenas (como o Peabiru, que ligava o Atlântico ao Pacífico), formação de quilombos, história do Lagamar Santista, entre outros. Além de uma obra exclusiva da artista indígena contemporânea Moara Tupinambá, que agora integra o acervo da USP. Estão previstas ainda visitas monitoradas e encontros de formação de professores.

Para saber um pouco mais sobre o tema da mostra, os interessados podem acessar esta matéria, publicada no Jornal da USP.

SERVIÇO

Com inauguração no dia 15 de março, às 10h, a exposição Ruínas Quinhentistas em Território Milenar ficará em cartaz no Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos (Rua Alan Cíber Pinto, 96 – Vl. São Jorge – Santos/SP). A visitação terá entrada gratuita e poderá ser feita de terça a sábado, das 9h às 16h, com classificação etária livre. Grupos com mais de 15 pessoas precisam agendar a visita previamente pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (13) 3229-2703.

Fonte: Elcio Silva/Jornal da USP

Foto de topo: Reprodução/Youtube

 

Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis mudanças nas informações acima, que são válidas até a data de publicação.

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. E, claro: Vai, Corinthians!

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2023/02/mostra-em-santos-a-partir-de-marco/" width="100%" count="off" num="5"]