Federação Paulista de Futebol e clubes lançam campanha antirracista no Paulistão 2023
Quem está acompanhando as partidas a partir da segunda fase do Paulistão Sicredi 2023, principal torneio estadual de futebol profissional de São Paulo, já deve estar sabendo que a Federação Paulista de Futebol (FPF) – entidade organizadora do torneio – e os clubes que se classificaram para as fases finais do campeonato se uniram em uma campanha intitulada “Futebol Paulista Antirracista“.
Desde o início da fase de mata-mata do campeonato, as placas ao redor dos campos, transmissões dos jogos e conteúdos especiais das redes sociais estão abordando a causa do antirracismo, incentivando o torcedor a denunciar eventuais crimes de racismo e injúria racial que possam ser testemunhados nos estádios paulistas.
Para isso, a Federação Paulista de Futebol possui um canal direto para denúncias anônimas por meio do telefone 0800-942-6263 e pelo e-mail [email protected]. Desde a fase das semifinais, a campanha está sendo intensificada com novas ações nos jogos decisivos.
“O futebol é um fenômeno popular, democrático e não tolera preconceitos. O objetivo da campanha realizada com os clubes é fortalecer a luta antirracista e incentivar a denúncia anônima. Não podemos tolerar crimes de racismo no futebol, seja dentro ou fora de campo“, diz Mauro Silva, ex-atleta e atual vice-presidente da Federação Paulista de Futebol.
Também atendendo à importância do tema, em novembro de 2022 foi criado o Comitê de Diversidade e Inclusão do Futebol Paulista, liderado por Mauro Silva, e com representantes da FPF, da OAB-SP, do Observatório da Discriminação Racial no Futebol, da Caasp (Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo), do Comitê Paralímpico Brasileiro e atletas.
Imagem de topo: Federação Paulista de Futebol
Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis mudanças nas informações acima, que são válidas até a data de publicação.