Exposição de longa duração celebra 60° aniversário do Museu de Arte Contemporânea (MAC)
O MAC – Museu de Arte Contemporânea da USP (Av. Pedro Álvares Cabral, 1301 – Ibirapuera) completou 60 anos em abril deste ano. Para celebrar a marca, o museu está atualmente com uma exposição de longa duração em cartaz. “A mostra Tempos Fraturados procura refletir sobre momentos de temáticas que marcaram a história política, cultural e social dos séculos XX e XXI”, explicou a professora Helouise Lima Costa, coordenadora da Divisão de Pesquisa em Arte, Teoria e Crítica do MAC. “O título da exposição foi emprestado de um livro do importante historiador inglês Eric Hobsbawm, que foi um intelectual que atravessou duas guerras mundiais, viveu a ascensão dos regimes totalitários e teve a sua vida impactada pelo exílio. Apesar disso, ele se lançou um desafio de refletir sobre temas muito sensíveis do seu tempo e que ainda hoje se colocam para nós”, complementou a acadêmica.
‘Tempos Fraturados’ está organizada em sete núcleos temáticos, envolvendo temas como êxodo, Guerra Fria e resistência. Foi pensada por seis curadores que ajudaram a estruturar a diversidade dos assuntos. Assim, a exposição traz uma oportunidade de contato com obras valiosas, embora pouco conhecidas: “O público pode reencontrar obras jamais conhecidas a partir de uma nova leitura, ou obras que raramente ou nunca chegaram a ser expostas”. Isso faz parte da conceituação de arte contemporânea, que Helouise também explica: “A arte contemporânea muitas vezes privilegia o processo de criação em detrimento da própria obra acabada, assim valoriza muito o processo de criação em relação aos temas. A arte contemporânea se volta principalmente para os temas do nosso próprio tempo, se coloca como uma ferramenta de reflexão e de crítica sobre a sociedade”.
Inaugurada em março deste ano, ‘Tempos Fraturados’ deve ficar em cartaz no MAC por cinco anos. Ocupando o sexto e o sétimo andares do museu, a exposição apresenta cerca de 300 obras selecionadas do seu acervo permanente, formado ao longo de seis décadas.
Visitação e mais informações
A visitação a ‘Tempos Fraturados’ é aberta ao público de terça a domingo, das 10h às 21h, com entrada gratuita. Para saber mais sobre a mostra, os interessados podem acessar esta matéria, publicada no Jornal da USP, ou então este link.
O MAC
O Museu de Arte Contemporânea da USP foi fundado em 1963 e hoje tem um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do mundo. Com mais de 5 mil obras, entre óleos, desenhos, gravuras, esculturas, pinturas, cerâmicas e tapeçarias, o MAC é o maior museu da América Latina especializado na produção ocidental do século XX. Além de traçar as principais diretrizes da linguagem plástica deste século, organiza exposições e oferece disciplinas optativas aos cursos de graduação e especialização, atividades de ateliês e visitas orientadas.
O site oficial do MAC, onde há mais informações sobre o museu, é www.mac.usp.br.
Fonte: Jornal da USP
Foto de topo: Governo do Estado de São Paulo
Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis mudanças nas informações acima, que são válidas até a data de publicação.
Sobre o autor
Piero Paglarin
Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. E, claro: Vai, Corinthians!