São Paulo recebe mostra sobre história e importância do rádio no Brasil

São Paulo recebe mostra sobre história e importância do rádio no Brasil

Para inaugurar um novo ciclo na história do Solar Fábio Prado (Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705 – Jd. Paulistano), casarão tradicional localizado em uma das regiões mais movimentadas da capital paulista, a Fundação Padre Anchieta, gestora do espaço, inaugura no dia 21 de junho (quarta-feira), a partir das 10h, uma exposição sobre a história e o avanço tecnológico do rádio no Brasil.

A mostra “Rádio: emoção no ar – imagens de uma história que você ouviu” reunirá áudios históricos, músicas e vídeos que marcaram gerações e ajudam a contar o centenário de um dos mais importantes meios de comunicação do país.

As primeiras transmissões de rádio inauguraram uma nova era na comunicação e na cultura no Brasil. Seu impacto na vida doméstica e no cotidiano das famílias brasileiras será um dos aspectos abordados na exposição. Foi por meio das emissoras de rádio que surgiram os primeiros programas de música popular brasileira, que ajudaram a difundir e consolidar gêneros como samba, forró, baião, entre outros. Foram também nas rádios que surgiram as primeiras transmissões esportivas, os programas humorísticos, os dramas e as radionovelas que cativaram o público no século XX.

Para contar toda essa história, serão utilizados recursos tecnológicos, como QR Codes, cenografia atraente e uma profusão de ambientes instagramáveis, tudo para encantar visitantes de todas as gerações.

Vamos apresentar como o rádio se tornou um dos principais meios de comunicação no país, levando notícias, música, entretenimento e cultura para milhões de brasileiros“, explicou o presidente da Fundação Padre Anchieta, José Roberto Maluf.

O rádio tem sido uma voz poderosa em nossa sociedade, conectando pessoas, transmitindo notícias, compartilhando histórias e moldando opiniões. Com esta exposição, busca-se preservar a memória do rádio no Brasil e, ao mesmo tempo, reconhecer sua importância contínua para o futuro.

A curadoria da exposição é de Elmo Francfort, professor universitário, diretor do MBRTV (Museu Brasileiro de Rádio e Televisão) e coordenador do Centro de Memória da ABERT – Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão. “A mostra fala sobre emoção. Essência do rádio, independentemente de gênero e época. Emoção que segue, se renova e expande. Emoção é um sinônimo de rádio. O intuito é mostrar que o rádio não somente permanece como fonte de informação, entretenimento e cultura, mas como linguagem em constante reinvenção e adaptação, inspirando novas formas de comunicação sonora”, afirmou Francfort.

Conteúdo da mostra

A exposição ocupará o hall de entrada, três salas e os corredores intermediários do andar térreo do Solar Fábio Prado.

O hall de entrada abordará a história do rádio por meio de uma linha cronológica. Um dos destaques é o centenário do rádio paulista, que será comemorado em novembro deste ano. A segunda sala da exposição integra conceitos como a importância do rádio, os fins para os quais o mesmo tem sido utilizado ao longo dos tempos no Brasil e no mundo e também o futuro desse meio de comunicação. Presentes nessa sala estão o jornalismo e o esporte, e toda emoção intrínseca à narração de episódios que mudaram a história da sociedade.

Já no espaço central da mostra, há uma homenagem à arquitetura dos principais edifícios que abrigam várias rádios do país. Emissoras históricas que ajudaram a modelar o horizonte das cidades brasileiras e que até hoje são referência. Ainda nesta sala central encontram-se nichos instagramáveis que unem ambientes e objetos reais. Há monitores com momentos inesquecíveis que ajudam a contar a história do rádio de uma forma lúdica e divertida.

O último espaço da exposição apresenta áudios regionais dos 26 estados da Federação mais Distrito Federal, produzidos com o apoio de todas as entidades estaduais de radiodifusão em 2022. Os corredores intermediários contarão com jingles e reclames clássicos, conteúdos que fazem parte do imaginário coletivo brasileiro e permitirão ao visitante uma nostálgica imersão nesse importante capítulo da história do rádio, a publicidade.

SERVIÇO

“Rádio: emoção no ar – imagens de uma história que você ouviu” fica em cartaz no Solar Fábio Prado (Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705 – Jd. Paulistano) de 21 de junho a 20 de agosto, podendo ser visitada de terça a domingo, das 10h às 18h. Os ingressos para a visitação custam R$10,00 (inteira) e R$5,00 (meia-entrada). Às sextas-feiras, a entrada é gratuita.

O Solar Fábio Prado conta com acessibilidade e bicicletário com 40 vagas.

Foto de topo: Imagem ilustrativa (Pixabay)

 

Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis mudanças nas informações acima, que são válidas até a data de publicação.

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. E, claro: Vai, Corinthians!

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2023/06/mostra-sobre-historia-e-importancia-do-radio/" width="100%" count="off" num="5"]