Museu Catavento, ciência e conhecimento à disposição da população

Museu Catavento, ciência e conhecimento à disposição da população

Uma das dicas de programa cultural que a Secretaria Municipal de Turismo (SMTur) de São Paulo deu em suas redes sociais foi a visita ao Museu Catavento (Av. Mercúrio, s/n – Pq. Dom Pedro II), o museu de ciências onde “você aprende enquanto se diverte”, segundo o site oficial (www.museucatavento.org.br).

O Museu Catavento foi fundado em 2009 e possui 219 instalações com uma série de exposições interativas sobre ciências. O objetivo do museu é divulgar a tecnologia, ciência e cultura, despertando o interesse do visitante de forma lúdica, inclusive por meio de exposições interativas.

O local possui 4 seções com as temáticas ‘Universo’, ‘Vida’, ‘Engenho’ e ‘Sociedade’. Dentro de cada uma dessas áreas há uma gama de exposições que ensinam sobre astronomia, biologia, a origem da vida, luz e óptica, reciclagem, perfumes e muito mais.

Entre as atividades consideradas por muitos visitantes como uma das mais legais, está participar dos experimentos interativos do Laboratório de Química, localizado na seção ‘Sociedade’. A atividade é aberta ao público aos finais de semana, e é necessário retirar uma senha no site www.museucatavento.org.br no dia da visita, a partir das 9h para o período matutino; e às 13h para o vespertino.

A arquitetura do museu, que possui estilo eclético, foi projetada por Domiziano Rossi em parceria com outros dois arquitetos, Francisco Ramos de Azevedo e Ricardo Severo. Em sua área externa, possui veículos históricos e fontes. Alguns dos itens expostos são o avião DC-3 que participou no setor da aviação comercial nas décadas de 1930 e 1940 e na Segunda Guerra Mundial e uma locomotiva a vapor de 1888.

Visitação

O Museu Catavento é aberto para visitação de terça a domingo, das 9h às 17h, com a entrada de visitantes permitida até as 16h. Os ingressos para visita custam R$7,50 (meia-entrada) e R$15,00 (inteira), e podem ser adquiridos antecipadamente por meio deste link ou na bilheteria do local. Crianças de até 7 anos e 11 meses de idade não pagam entrada.

Fonte: Secretaria Municipal de Turismo de São Paulo (SMTur)

Foto de topo: Joca Duarte

 

Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis mudanças nas informações acima, que são válidas até a data de publicação.

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. E, claro: Vai, Corinthians!

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2023/06/museu-catavento/" width="100%" count="off" num="5"]