MIS recebe exposição em homenagem a B.B. King, o Rei do Blues

MIS recebe exposição em homenagem a B.B. King, o Rei do Blues

Desde o dia 26 de julho, diversos itens da vida e obra do músico estadunidense B.B. King (1925 – 2015) estão disponíveis para visitação do público em uma exposição inédita dedicada a ele, considerado o Rei do Blues. Realizada no Museu da Imagem e do Som – MIS (Av. Europa, 158 – Jardim Europa), a mostra “B.B. King: um mundo melhor em algum lugar” pega emprestado parte do nome do disco do artista gravado em 1981, “There Must Be a Better World Somewhere”, para tratar de temas de segregação e inclusão, proporcionando uma experiência sensorial. O projeto tem curadoria de André Sturm e Cacau Ras e consultoria de Chris Flannery.

Primeira exposição inteiramente dedicada a B.B. King no Brasil, o projeto traz itens históricos da vida do músico. Entre os destaques, estão imagens do acervo do B.B. King Museum, de diversas fases da carreira do artista, desde o jovem Riley Ben King (seu nome original), aos 23 anos, com o violão Gibson L48, até seu retrato exibindo o prêmio de Melhor Álbum de Blues Tradicional na 42ª Cerimônia do Grammy, em 2000. Além disso, a mostra ainda conta com as credenciais de todas as turnês realizadas por B.B. King no Brasil, nos últimos 30 anos, em diversos espaços e configurações, um pin exclusivo temático distribuído por B.B. para fãs ao final dos shows, o primeiro troféu Grammy recebido pelo cantor, em 1971, e a icônica guitarra Gibson Lucille assinada por King em seu show na cidade de São Paulo em 1993.

A trajetória de vida e superação de B.B. King é metáfora para tratar do tema maior da exposição: os preconceitos vivenciados por todos até os dias de hoje em nossa sociedade. Paralelamente à trajetória do artista, a mostra ilustra outros movimentos de luta contra a segregação ao redor do mundo, trazendo uma narrativa que se dá pela intersecção entre a vida do músico, o panorama de lutas pelo mundo e o projeto cenográfico, que narra a mudança do tempo rumo a um futuro mais plural e colorido.

Experiência sensorial

“B.B. King: um mundo melhor em algum lugar” é uma experiência sensorial que percorre épocas, fatos e conteúdos da vida de B.B. King. Para a criação conceitual do projeto, foi feita uma linha do tempo e do espaço que percorre a história do artista e dos desdobramentos social e cultural da segregação, fluxo inspirado no curso meândrico do rio Mississipi – onde está localizada, às margens, a cidade de Memphis, conhecida como a capital do blues. O rio se converte numa metáfora que traz a mistura de cores, texturas e formas no movimento contínuo da vida.

No começo da exposição, o público se depara com uma geometria preta e branca que divide e separa, representando a segregação. Pouco a pouco, essa configuração se transforma em uma paleta multicolorida da variedade de cores e conteúdos, criando uma praça que celebra a diversidade e convida ao diálogo, sem esquecer do que ainda precisa ser superado.

Visitação

A mostra “B.B. King: um mundo melhor em algum lugar” fica em cartaz no espaço expositivo do 1° andar do MIS até 8 de outubro de 2023, podendo ser visitada de terça a sexta, das 10h às 19h; aos sábados, das 10h às 20h; e aos domingos e feriados, das 10h às 18h; com a permanência no local até uma hora após o último horário.

Os ingressos custam R$10,00 (meia-entrada) e R$20,00 (inteira), e podem ser comprados antecipadamente por meio deste link, mediante agendamento de data e horário. Às terças, a visitação é gratuita, bastando retirar o ingresso na bilheteria física do MIS.

A classificação etária da exposição é voltada para maiores de 16 anos.

Fonte: MIS

Foto de topo: Divulgação/MIS

 

Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis alterações nas informações acima, que são válidas até a data de publicação.

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. E, claro: Vai, Corinthians!

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2023/07/exposicao-em-homenagem-a-bb-king/" width="100%" count="off" num="5"]