Festival de tecnologia na Fiesp aborda o tema ‘Singularidades Interativas’

Festival de tecnologia na Fiesp aborda o tema ‘Singularidades Interativas’

A interação entre as inteligências artificiais e a humanidade inspira mais uma edição do Festival Internacional de Linguagem Eletrônica – FILE, que está ocupando o Espaço de Exposições do Centro Cultural Fiesp – CCF (AV. Paulista, 1313 – Bela Vista) até 27 de agosto. A visitação à exposição principal acontece de terça a domingo, das 10h às 20h, com entrada gratuita.

O tema da atual edição do festival é Singularidades Interativas, uma referência à hipótese com viés de ficção científica de que a interação mútua entre as Inteligências Artificiais (IAs) e humanas levaria ao desenvolvimento de uma consciência simulada, ou seja, de um ‘eu artificial’, que poderia dialogar com o ‘eu natural’, trocando informações e experiências de diversas maneiras.

Essa ideia, segundo Paula Perissinotto e Ricardo Barreto, curadores e cofundadores do FILE, vai na contramão daquele pensamento de que a IA se tornará em breve autônoma e autoconsciente.

Uma ‘consciência mixada’ conjunta conectaria consciências humanas ao vasto conhecimento produzido na história da humanidade por intermédio de uma consciência artificial e isso poderia ocasionar uma transformação evolutiva. Não como uma única singularidade artificial que dominaria a humanidade, mas como ‘Singularidades Mixadas’ que interagiriam entre si, na solução dos problemas complexos do mundo”, explicam os curadores sobre a proposta da edição.

A programação do FILE São Paulo 2023 é composta pela exposição principal, uma instalação na entrada do Centro Cultural Fiesp, projeções de trabalhos na fachada do prédio, parcerias com outras instituições, workshops e uma instalação nas estações Trianon-Masp (em frente à Fiesp) e Consolação, ambas da Linha 2-Verde do Metrô.

Para saber mais sobre os destaques e atrações da edição deste ano, os interessados podem acessar este link.

O FILE

Realizado em parceria com o Sesi-SP desde 2004, o FILE é um evento em que o público pode interagir e conhecer o que há de mais inovador na união entre arte, ciência e tecnologia.

Foto de topo: Everton Amaro/Fiesp

 

Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis mudanças nas informações acima, que são válidas até a data de publicação.

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. E, claro: Vai, Corinthians!

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2023/07/festival-de-tecnologia-na-fiesp/" width="100%" count="off" num="5"]