Caixola Brincante e Festival Nordeste Aqui celebram a Cultura do Brincar no Capão Redondo

Caixola Brincante e Festival Nordeste Aqui celebram a Cultura do Brincar no Capão Redondo

Com inspiração nos brincantes populares e no imaginário infantil, o grupo Teatro a Bordo chega à São Paulo para integrar a o Festival Nordeste Aqui com apresentações e brincadeiras gratuitas em seu caminhão-palco.
 
Promover o ato de brincar e interagir com o outro como parte integrante da nossa cultura. Este é o mote do novo espetáculo do Grupo Teatro a Bordo, que estaciona nos dias 18 e 19 de agosto em São Paulo, no bairro Capão Redondo, no Calçadão Comercial, Estrada de Itapecerica, 7185. Serão realizadas atividades culturais gratuitas do Projeto “Caixola Brincante”, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, apresentado pelo Ministério da Cultura, com o apoio do Instituto CCR, na área de atuação da ViaMobilidade – Linha 5 Lilás, além de atividades extras promovidas pelo Festival Nordeste Aqui, realizado pela Fábrica de Cultura Capão Redondo, com o apoio institucional da  POIESIS Gestão Cultural, Fábricas de Cultura, CULTSP, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.
 
 
Não só arte, mas também sustentabilidade viajam na bagagem deste grupo de teatro, que utiliza energia solar como fonte sustentável para o abastecimento elétrico de seus equipamentos de som e luz, além do próprio palco ser um contêiner reciclado e adaptado. “Ao longo desses quinze anos de existência, sempre procuramos trazer para os espetáculos temas que dialogam com o público: a energia solar traz a mensagem de um mundo mais sustentável e este novo projeto vai mostrar um universo brincante presente em todos os cantos do país, que marcam a infância das nossas crianças de hoje e de ontem”, explica Douglas Zanovelli, idealizador e produtor do projeto.
 
O público será convidado a celebrar a cultura do brincar, participando ativamente dos cortejos pela cidade e atividades interativas, com muito movimento e dança, brincando de boi e de ciranda, adivinhando charadas e embarcando no espetáculo de teatro Caixola Brincante onde o jogo teatral será propulsor da socialização, promovendo a participação de todos os presentes. “Neste projeto, o público  não será passivo e sim agente transformador daquele encontro, redescobrindo o outro, o seu próprio corpo e sua relação com o mundo. Queremos vivenciar na praça corações pulsantes e movimentos brincantes!”, explica Talita Berthi, também idealizadora e coordenadora geral do projeto.
 
Além das atividades do Projeto Caixola Brincante, no dia 19 de agosto a programação será incrementada com muito mais cultura popular. A partir das 17h começa a programação do Festival Nordeste Aqui com atividades brincantes com os aprendizes e educadores da Fábrica de Cultura, show musical com o Grupo Forró das Minas e espetáculo de danças brasileiras com o Grupo Cupuaçu e Mestre Tião Carvalho. O Festival Nordeste Aqui é uma Festa que virou tradição no Capão, realizada pela Fábrica de Cultura em parceria com a Comunidade periférica e nordestina local e vem se consolidando como uma das grandes festas de cultura tradicional e popular no território.
 
O Projeto Caixola Brincante é realizado pelo Grupo Teatro a Bordo, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, apresentado pelo Ministério da Cultura, com o apoio do Instituto CCR, na área de atuação da ViaMobilidade – Linha 5 Lilás e apoio local da Fábrica de Cultura Capão Redondo. O Festival Nordeste aqui é realizado pela Fábrica de Cultura Capão Redondo, com o apoio institucional da POIESIS Gestão Cultural, Fábricas de Cultura, CULTSP, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.
 
Confira a programação completa:
SÃO PAULO/SP
LOCAL: Calçadão Comercial – Estrada de Itapecerica, 7185 (próximo à Fábrica de Cultura Capão Redondo)
Atividades Gratuitas
 
DIA 18 DE AGOSTO – SEXTA-FEIRA
14h00: Oficina de Criação de Bonecos (a atividade acontecerá dentro da Fábrica de Cultura)
16h00: Cortejo de Chegança dos Artistas no bairro 
 
DIA 19 DE AGOSTO – SÁBADO
LOCAL: Calçadão Comercial – Estrada de Itapecerica, 7185 (próximo à Fábrica de Cultura Capão Redondo)
14h00: ATIVIDADES INTERATIVAS “BRINCAR EM TODO LUGAR”
15h00 – ATIVIDADES INTERATIVAS “AQUECIMENTO DAS CAIXOLAS”
15h30 – TEATRO “CAIXOLA BRINCANTE”
 
PROGRAMAÇÃO EXTRA “FESTIVAL NORDESTE AQUI
17h00 – BRINCANTÃO – Com aprendizes e educadores da Fábrica de Cultura Capão Redondo
18h00 – AS ARRUMADINHAS DE CAVACO E RABECA –  com o GRUPO FORRÓ DAS MINAS
19h30 – GRUPO CUPUAÇU DE DANÇAS BRASILEIRAS – com MESTRE TIÃO CARVALHO
(Término previsto para 21h)
 
Mais informações nas redes sociais do Grupo Teatro a Bordo: @teatroabordo
 
Sobre o Instituto CCR | Entidade privada sem fins lucrativos, gerencia o investimento social do Grupo CCR, com o objetivo de proporcionar transformação social nas regiões de suas concessões de rodovias, aeroportos e mobilidade. Os projetos do ICCR são implementados por meio de recursos próprios ou verbas incentivadas. Entre os projetos proprietários de impacto, merecem destaque: Caminhos para a Cidadania, que capacita mais de 3 mil professores em 1.600 escolas anualmente, e o Caminhos para a Saúde, que oferece atendimentos de saúde a caminhoneiros, motociclistas, ciclistas e passageiros de trens urbanos e metrôs. Seu foco são iniciativas nas frentes de Mobilidade e Cidades Sustentáveis, Cultura e Educação, Saúde e Segurança. Desde 2014, as ações do Instituto já beneficiaram mais de 15 milhões de pessoas. Saiba mais em www.institutoccr.com.br.
 
SOBRE AS FÁBRICAS DE CULTURA | As Fábricas de Cultura são espaços de acesso gratuito que disponibilizam diversas atividades artísticas. Criadas com o objetivo de ampliar o conhecimento cultural por meio da interação com a comunidade, as Fábricas oferecem uma programação cultural diversificada. Nas unidades você encontrará cursos, atividades, bibliotecas e estúdios de gravação. Em 2020, o Programa Fábricas de Cultura – instituições da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, gerenciadas pela Poiesis – conta com o patrocínio do Instituto Center Norte por meio da Lei Rouanet. O apoio contribui para a realização de atividades de formação e difusão cultural.
 
SOBRE A POIESIS | A POIESIS  – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Sobre o autor

Desenvolvi a identidade visual do Sobreviva em São Paulo e criei o blog quando a página no Facebook tinha mais ou menos um ano. Atualmente, além de produzir contéudo para o blog e cuidar do back-end, tenho foco no gerenciamento dos perfis do Instagram e Pinterest. Sou graduado em publicidade e propaganda, pós graduado em gestão empresarial e marketing pela ESPM e trabalho em uma agência de publicidade.

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2023/08/caixola-brincante-e-festival-nordeste-aqui-celebram-a-cultura-do-brincar-no-capao-redondo/" width="100%" count="off" num="5"]