Festival de ceviche e comida peruana chega a São Paulo em outubro

Festival de ceviche e comida peruana chega a São Paulo em outubro

Considerado o maior evento de gastronomia e cultura peruana no Brasil, a ExpoCeviche chega à capital paulista em sua 11ª edição depois de grande sucesso no Rio de Janeiro, em julho, quando mais de 15 mil pessoas participaram da 10ª edição. A organização não poderia deixar de escolher a cidade de São Paulo, capital gastronômica que abriga a maior quantidade de restaurantes peruanos, para a nova edição do evento.

A ExpoCeviche na capital paulista contará com a réplica do Senhor dos Milagros, trazida especialmente para a ocasião a fim de lembrar a celebração ocorrida nas ruas das cidades peruanas nesta época do ano, quando milhares de fiéis saem em procissão usando adornos da cor roxa.

Temos um carinho muito grande por São Paulo. Foi aqui que lançamos a primeira ExpoCeviche, em 2013, no Instituto Cervantes, com o intuito de divulgar o prato mais peruano, que une elementos da costa, da serra e da selva”, lembrou Oscar Vasquez Solis, chef peruano que há 10 anos organiza a ExpoCeviche. Oscar destaca ainda que a cidade paulista também é considerada o 7º melhor destino gastronômico do mundo, segundo o Travellers Choice, com mais de nove mil bares e restaurantes. “Foi aqui que a culinária peruana encontrou espaço para ser apreciada pelos brasileiros”, comentou o chef.

A 11ª edição do evento será realizada no CEE Salim Farah Maluf, no Parque da Mooca, e conta com o apoio do Consulado Geral do Peru e outros parceiros. O objetivo do evento é difundir ainda mais a cultura peruana e promover a sua rica e saborosa culinária, popularizando principalmente o Ceviche.

De 11h as 18h30 do dia 1° de outubro, um domingo, o público poderá experimentar o melhor da gastronomia peruana oferecida pelos principais restaurantes da cidade, como o Riconcito Peruano, Rancho dos Peruanos, Quinoa Restobar, Q´Ceviche, Sea Mooca, Cantón, É do Perú, La Polleria Grile, Brilho das Artes, El Mercadito, Punto Peruano, Piscis, Q’Chicha, Tambo, Sazón, entre outros, num total de 30 expositores que incluem ainda bebidas, doces e barracas de artesanato, a exemplo da Kunpi, do artista Adrián Ilave, um dos maiores difusores da cultura andina no Brasil.

Gastronomia

Entre as iguarias a serem degustadas, além do ceviche, prato principal da culinária peruana (à base de peixe cru marinado e suco de limão), que também será oferecido nas versões veganas e vegetarianas, o público poderá ainda adquirir produtos peruanos como as Papas Nativas coloridas (batatas peruanas coloridas) e apreciar pratos dos principais restaurantes peruanos de São Paulo, como Choros a la Chalaca (aperitivo com mexilhões), Causa Rellena (feita com batata, pimenta amarela picada, suco de limão, ovo cozido e pode ser feita com peixe ou frango), Arroz de Mariscos, Anticuchos (espetinhos de coração bovino), Tiraditos (peixe cru, cortado em forma de sashimi, e de aspecto semelhante ao crudo, e carpaccio, em molho picante), Lomo Saltado (Filé Mignon molho de cebola roxa, tomate, shoyu, vinagre salteado em alta temperatura-Wok), Tamales (feitos com farinha de milho).

As sobremesas peruanas mais conhecidas também estarão representadas no evento, como o Suspiro Limeño, Alfajores, Picarones (rosquinhas peruanas) e as bebidas mais degustadas, como o Pisco (aguardente de uvas), Pisco Sour (com pisco, limão, clara de ovo), Chilcanos (drink com Pisco e Gengibre), Chicha Morada (refresco feito com milho de cor roxa fervido com especiarias e frutas) e a cerveja peruana Cusqueña. Com tudo isso, o evento será uma grande oportunidade para os gourmets se deliciarem com autênticas iguarias peruanas.

Música

A 11ª edição da ExpoCeviche vai contar também com uma programação musical especial com uma homenagem especial a um dos maiores nomes da música peruana crioulla, Lucila Campos (falecida há 5 anos). A filha de Lucila, Zoila Garcia fará apresentações junto com o grupo Fina Estampa e instrumentistas de percussão como o carrón, também vindos do Peru exclusivamente para a ocasião. Estão previstas, também, apresentações de artistas como os grupos Agrupação La Clave (Cumbia e Salsa), Música Afro Peruana, Raíces Norteñas (com apresentação de danças folclóricas como Marinera Limeña e Marinera Norteña, Canciones del mês Morado (Señor dos Milagros), a cantora Celina e La Clave.

Confira a programação musical e cultural do 11° ExpoCeviche:

12h00 – Chegada da Imagem do Senhor dos Milagres (Señor de los Milagros)
12h30 – Solenidade de Abertura
13h10 – Apresentação Marinera de Lima
13h40 – Apresentação Marinera Norteña
14h00 – Grupo Musical Fina Estampa
15h40 – Apresentação de Danças Huayno
16h00 – Apresentação da Cantora Celina
17h00 – Grupo La Clave Salsa
18h30 – Encerramento

Nos intervalos, haverá música com o DJ Miguel.

Os interessados podem saber mais sobre o ExpoCeviche seguindo @expoceviche2023 no Instagram.

SERVIÇO

11ª ExpoCeviche em São Paulo

Data e horário: 1 de outubro (domingo), das 11h às 18h30
Local: CEE Salim Farah Maluf (Parque da Mooca) – Rua Taquari, 635 – Mooca
Valores dos pratos no evento: R$5,00 a R$45,00
Entrada: gratuita e livre para todas as idades

Foto de topo: Assessoria de Imprensa

 

Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis mudanças nas informações acima, que são válidas até esta data.

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. E, claro: Vai, Corinthians!

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2023/09/festival-de-ceviche-e-comida-peruana/" width="100%" count="off" num="5"]