Liberdade terá ruas abertas apenas para pedestres e ciclistas aos domingos

Liberdade terá ruas abertas apenas para pedestres e ciclistas aos domingos

Já é a partir de amanhã (01) que o programa Ruas Abertas será ampliado na capital paulista.

A partir deste domingo, quatro vias públicas da Liberdade, bairro da região central da cidade, ficarão abertas exclusivamente para a circulação de pedestres e ciclistas das 9h às 20h aos domingos e feriados. São elas: Rua dos Estudantes (entre a Av. da Liberdade e Rua da Glória), Rua dos Aflitos, Rua Américo de Campos (trecho entre a Rua Galvão Bueno e a Rua da Glória) e Rua Galvão Bueno (trecho entre a Rua Américo de Campos e a Praça da Liberdade).

Este foi um processo participativo, feito de perto, envolvendo as pessoas, que vai aumentar em 174% o espaço para pedestres na região. Um projeto importante, que foi feito com cuidado e com a participação da população, dos comerciantes, dos artesãos, essenciais para que ele possa contribuir para uma cidade cada vez melhor”, declarou o assessor da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento, Pedro Fernandes, sobre a decisão de implantar o programa na Liberdade.

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai monitorar o trânsito na região para orientar os motoristas com o objetivo de manter as condições de fluidez e preservar a segurança dos usuários da via. Segundo a gestão municipal paulistana, a implantação do projeto tem caráter experimental neste início de operação, podendo passar por ajustes caso seja necessário.

Ainda de acordo com a Prefeitura, o Ruas Abertas Liberdade é uma iniciativa que prioriza a qualificação do espaço urbano a partir das necessidades dos pedestres. A intenção é oferecer condições que estimulem a permanência das pessoas, a “caminhabilidade” e o fortalecimento da região como forte atrativo turístico e comercial.

Ruas Abertas na Av. São João

Vale lembrar que há estudos e conversas em aberto para a Prefeitura de São Paulo incluir a Avenida São João, também na região central da cidade, em mais uma possível ampliação do programa Ruas Abertas. Leia esta matéria para saber mais.

Foto de topo: Mariana Fernandes em Unsplash

 

Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis mudanças nas informações acima, que são válidas até a data de publicação.

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. E, claro: Vai, Corinthians!

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2023/09/liberdade-tera-ruas-abertas/" width="100%" count="off" num="5"]