Lynyrd Skynyrd celebra 50° aniversário em São Paulo e mostra que sua essência vive

Lynyrd Skynyrd celebra 50° aniversário em São Paulo e mostra que sua essência vive

São poucos e notáveis os casos em que bandas de rock da alta prateleira do gênero alcançam a marca dos 50 anos de existência sem perder a relevância, independente de mudanças na formação. Ontem (22), a cidade de São Paulo teve a oportunidade de ver um desses casos ao vivo. 

O Lynyrd Skynyrd, banda que considera sua história a partir do lançamento do 1° álbum, em 1973, esteve na capital paulista para celebrar seu cinquentenário da melhor forma possível: subindo ao palco e tocando seus maiores sucessos.

Grupo norte-americano de southern rock que para muitos é a principal referência do gênero, o Lynyrd Skynyrd chegou ao seu 50° ano tendo uma trajetória com altos e baixos, incluindo o começo de carreira com ascensão imediata e uma tragédia que tirou a vida de três de seus membros originais.

O show

O local que recebeu a banda na capital paulista foi um dos mais conhecidos da cidade, o Espaço Unimed. Com a casa cheia, tanto de fãs que estão na casa dos 60 anos quanto jovens de 20 e poucos, o grupo subiu ao palco com sua formação atual completa: Johnny Van Zant (vocalista, irmão do vocalista original, Ronnie Van Zant), Rickey Medlocke (guitarrista), Mark “Sparky” Matejka (guitarrista), Michael Cartellone (baterista), Keith Christopher (baixista), Peter Keys (tecladista), Carol Chase (backing vocals) e Stacy Michelle (backing vocals).

Foto: Piero Paglarin

Sorrindo muito, Johnny Van Zant saudou brevemente o público e a banda logo começou a executar o setlist (que você confere na íntegra ao final deste texto). ‘Workin’ for MCA’, ‘Skynyrd Nation’, ‘What’s Your Name’, ‘That Smell’ e ‘I Know A Little’ foram as primeiras músicas.

O primeiro momento de maior destaque da apresentação – e que chegou a emocionar parte do público – foi quando o grupo dedicou a 9ª música do setlist, a deliciosa ‘Tuesday’ Gone’, a Gary Rossington, guitarrista e último membro da formação original da banda, falecido em março deste ano. No telão do palco, imagens de Rossington acompanhavam a canção.

Com um show animado e um vocalista que sorria quase o tempo inteiro e era o único do grupo a interagir com o público, o Lynyrd Skynyrd deixou o melhor da noite para a reta final: ‘Simple Man’, ‘Gimme Three Steps’, ‘Sweet Home Alabama’ e ‘Free Bird’, principais responsáveis por alavancar a banda ao sucesso global, foram quatro das cinco últimas músicas tocadas. Antes da primeira delas’, o vocalista Van Zant viu na plateia um cartaz que dizia, em inglês, que o namorado da portadora da mensagem era muito fã da banda e sempre sonhou em cantar com o grupo, e ainda pedia uma chance para ele subir ao palco. Dito e feito: simpático como foi durante toda a apresentação, Van Zant pediu para o sujeito subir ao palco para cantar ‘Simple Man’ junto com o grupo. Mas esse fã não era um fã “comum”, era Nando Fernandez, vocalista da banda brasileira de heavy metal  Sinistra. Talentoso, Nando fez bonito no palco, cantando alguns trechos da música com Van Zant, em um dos pontos mais altos da noite.

Foto: Piero Paglarin

Momentos depois, ‘Sweet Home Alabama’ – talvez a música mais conhecida do Lynyrd Skynyrd – encerrou a primeira parte do show em outro momento memorável, digno de festejos e sorrisos do público. Finalizando de vez a noite, após saírem do palco por 5 minutinhos e voltarem, os músicos enfim tocaram ‘Free Bird’, outra canção adorada e que embala gerações de fãs desde os anos 70. Durante a música, Johnny Van Zant deixou os vocais e, para a emoção de muitos, um vídeo com Ronnie Van Zant (vocalista original) cantando-a nos anos 70 foi o que acompanhou os instrumentos dos outros músicos, numa perfeita harmonia entre vocal em vídeo e instrumentos ao vivo.

Com tudo isso, é possível dizer que uma banda pode mudar sua formação por completo ao longo do tempo, mas com o amor pela música e a dedicação dos integrantes, a marca que essa banda deixa nos fãs nunca morre. E o Lynyrd Skynyrd veio à cidade ontem pra provar isso.

Foto: Piero Paglarin

Confira o setlist completo executado pelo Lynyrd Skynyrd no Espaço Unimed, em São Paulo, no dia 22/09/23:

Workin’ for MCA
Skynyrd Nation
What’s Your Name
That Smell
I Know a Little
Whiskey Rock-a-Roller
Saturday Night Special
The Ballad of Curtis Loew
Tuesday’s Gone (dedicada a Gary Rossington)
Gimme Back My Bullets
Simple Man
Gimme Three Steps
Call Me the Breeze (cover de J.J. Cale)
Sweet Home Alabama

Após breve intervalo:
Free Bird

Foto de topo: Piero Paglarin

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. E, claro: Vai, Corinthians!

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2023/09/lynyrd-skynyrd-celebra-50-aniversario-em-sao-paulo/" width="100%" count="off" num="5"]