Casa das Rosas reabre ao público renovada e com exposições em cartaz

Casa das Rosas reabre ao público renovada e com exposições em cartaz

A Casa das Rosas (Av. Paulista, 37 – Bela Vista), um dos diversos pontos culturais da Avenida Paulista, teve sua reabertura no último dia 28 de outubro, após dois anos de restauro. O local estava fechado para uma reforma estrutural, com o objetivo de corrigir problemas como infiltrações, desgaste de revestimentos do piso, parede e teto, além de problemas elétricos e hidráulicos. Agora, o edifício traz uma ampla programação cultural e artística.

Devido à construção do prédio em 1935, a arquitetura da Casa das Rosas foi um dos pontos mais importantes da restauração. Houve cuidado na recuperação da aparência original de diversos elementos da Casa, como as gárgulas (esculturas características da arquitetura gótica incluídas no alto de edificações), já que algumas chegaram a ser totalmente refeitas por meio de moldes confeccionados a partir de partes das peças originais. Os papéis de parede também chamam atenção, alguns foram reproduzidos e um deles é original e foi restaurado e retocado à mão durante meses.

Exposição em cartaz

Nesta reabertura, a exposição “Vivências do Novo” está em cartaz na casa e apresenta diversas instalações com imagens históricas da Avenida Paulista e do Museu como testemunha das transformações urbanas, culturais e artísticas de São Paulo. A segunda parte da mostra, “Dimensão Cidade”, exibe no andar superior do prédio obras de diversos artistas contemporâneos.

Visitas educativas

Para ter uma experiência ainda mais completa e conhecer a Casa das Rosas de uma forma diferente e mais profunda, o público pode realizar visitas educativas mediadas. Essas visitas podem ser agendadas pelo site site.casadasrosas.org.br ou realizadas de forma espontânea, caso o número de pessoas seja pequeno. Os educadores são bilíngues, portanto, turistas estrangeiros também são bem-vindos.

Quem quiser ir ao local de transporte público pode pegar a Linha 2-Verde do Metrô e descer na Estação Brigadeiro, a mais próxima da Casa das Rosas. Outras alternativas são os diversos ônibus municipais da SPTrans que partem de várias regiões da cidade e passam pela Avenida Paulista diariamente.

Para ficar por dentro das futuras novidades da Casa das Rosas, os interessados podem seguir @casadasrosas no Instagram.

Fonte: Secretaria Municipal de Turismo de São Paulo (SMTUR)

Foto de topo: Divulgação/Governo de SP

 

Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis alterações nas informações acima, que são válidas até a data de publicação.

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. E, claro: Vai, Corinthians!

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2023/11/casa-das-rosas-reabre-ao-publico/" width="100%" count="off" num="5"]