Torre do Relógio da USP completa 50 anos e recebe nova iluminação

Torre do Relógio da USP completa 50 anos e recebe nova iluminação

Um dos símbolos mais conhecidos da Universidade de São Paulo (USP), a Torre do Relógio, localizada na Praça de Relógio, comemora seu cinquentenário em 2023. Para a festividade, foi realizado no monumento um processo de revitalização que traz como novidade uma nova iluminação cênica. Com ela, a Torre ganha novo visual e possibilidades inéditas de criação com grande variedade de cores.

O antigo sistema, mais tradicional, utilizava apenas o branco, agora substituído por um conjunto multicolorido de lâmpadas RGBW, um tipo de LED de quatro cores – vermelho (R), verde (G), azul (B) e branco (W) – que criam combinações de matizes, desde o branco frio até o branco quente, passando por tons vibrantes como o rosa, o roxo ou amarelo, por exemplo. Um software coordena essa programação, que pode ter diferentes configurações em horários predeterminados. Com base em um mapeamento das fachadas, o programa permite a criação de blocos separados ou apresentações distintas para cada espaço. Os refletores estão posicionados no topo, no espelho d’água e em andares intercalados da escadaria.

A instalação dos equipamentos exigiu alguns cuidados especiais, como a busca por aparelhos de boa eficiência energética, resistentes ao ambiente e de fácil manutenção, além do preparo do local, com a construção de novas bases de apoio dentro do espelho d’água, espaço que também foi recuperado e impermeabilizado. Outros reparos realizados foram a manutenção da máquina do relógio e o conserto do piso de mosaico português, que tinha pedras soltas. Estão programadas mais intervenções, como a limpeza profunda deste piso e a remoção da pintura da base da edificação, que não faz parte do projeto original.

Para saber mais sobre a revitalização da Torre do Relógio da USP, leia esta matéria, publicada no Jornal da USP.

Fonte: Michel Sitnik/Jornal da USP

Foto de topo: Cecília Bastos/USP Imagens

 

Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis mudanças nas informações acima, que são válidas até a data de publicação.

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. E, claro: Vai, Corinthians!

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2023/11/torre-do-relogio-da-usp-completa-50-anos/" width="100%" count="off" num="5"]