USP é melhor universidade do Brasil pela 3ª vez seguida em ranking da Folha

USP é melhor universidade do Brasil pela 3ª vez seguida em ranking da Folha

Realizado pela última vez em 2019, antes da pandemia, o Ranking Universitário Folha (RUF), organizado pelo jornal Folha de S. Paulo, voltou a ser publicado este ano — e, mais uma vez, a Universidade de São Paulo (USP) foi classificada como a melhor instituição de Ensino Superior do Brasil. É a sexta vez que a USP figura no topo da lista desde a criação da avaliação, em 2012, e o terceiro ano consecutivo em que alcança a melhor posição.

Na 2ª posição, está outra instituição paulista: a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com 98,2 pontos, ou seja, 0,65 ponto atrás da USP, que alcançou 98,85 pontos. A Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) aparece em sexto lugar, repetindo o resultado da última classificação. A primeira colocada das instituições privadas foi a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), que ocupou a 19ª colocação geral.

No Brasil, as universidades públicas são, por definição, de pesquisa. Então é natural que ocupem melhores posições nos rankings de universidades, que privilegiam indicadores voltados à produção científica. O diferencial das instituições públicas é a forte inserção da pesquisa e da extensão na graduação”, considera o reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior.

Publicado no último dia 13 de novembro, o RUF analisou 203 universidades públicas e privadas de todo o Brasil. São avaliados cinco aspectos principais, cada um com um peso diferente: pesquisa científica (42%), qualidade do ensino (32%), avaliação do mercado de trabalho (18%), internacionalização (4%) e inovação (4%). Destes, a USP não alcançou a melhor colocação apenas em “qualidade do ensino”, em que ficou como a 3ª colocada. Na avaliação do mercado, a instituição foi a única a receber todos os 18 pontos possíveis.

Ranking por cursos

Também foi divulgado o ranking que avalia as universidades por cursos de graduação. Dos 40 cursos avaliados, 32 dos melhores classificados são ministrados pela USP e outros quatro aparecem como segundos colocados.

Tanto o ranking geral das melhores universidades quanto o ranking por cursos podem ser conferidos na íntegra no site do RUF.

Fonte: Ingrid Gonzaga/Jornal da USP

 

Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis mudanças nas informações acima, que são válidas até a data de publicação.

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. E, claro: Vai, Corinthians!

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2023/11/usp-e-melhor-universidade-do-brasil/" width="100%" count="off" num="5"]