Conheça dados sobre o consumo de música em todo o mundo e no Brasil

Conheça dados sobre o consumo de música em todo o mundo e no Brasil

A IFPI (Federação Internacional da Indústria Fonográfica), que representa a indústria da música gravada em todo o mundo, lançou recentemente o relatório Engaging with Music 2023, estudo global que examina como as pessoas em todo o mundo se envolvem, acessam e se sentem em relação à música. O relatório é acompanhado por um recorte do mercado brasileiro, divulgado pela Pro-Música,  entidade que reúne as principais gravadoras e produtoras fonográficas do Brasil.

Com base nas respostas de mais de 43 mil pessoas em 26 países, o relatório é a maior pesquisa global com este tipo de enfoque.

Recorde de tempo

O levantamento revelou que o tempo médio de consumo de música no mundo atingiu um novo recorde neste ano: 20,7 horas por semana (acima das 20,1 horas semanais em 2022). Os brasileiros superam a média mundial, com 24,9 horas semanais ouvindo música. 

Formas de consumir música

No mundo, 79% das pessoas são de opinião que existem mais formas de ouvir música do que nunca (contra 76% em 2022). Em média, as pessoas usam mais de sete métodos diferentes para interagir com a música.

No Brasil, 82% do público acha que existem mais formas de ouvir música agora do que nunca. Em média, os brasileiros usam 9 métodos diferentes para consumir música.

Criatividade humana X Inteligência Artificial

No mundo, 79% dos entrevistados concordam que a criatividade humana é essencial para a criação musical. No Brasil, 85% concordam.

Além disso, 74% das pessoas de todo o mundo que conhecem as capacidades musicais da Inteligência Artificial concordam que ela não deve ser utilizada para clonar ou personificar artistas musicais sem autorização. No Brasil, 70% dos consumidores de música entrevistados concordam com isso.

Variedade de gêneros

No mundo, os fãs de música entrevistados ouvem em média mais de 8 gêneros musicais diferentes. Já no Brasil, são mais de 10 gêneros musicais diferentes ouvidos, em média.

Música e saúde mental

No mundo, 71% dos entrevistados dizem que a música é importante para a saúde mental. Em nosso país,  83% das pessoas ouvidas afirmam o mesmo.

Métodos não licenciados

No mundo, 29% dos entrevistados usam meios não licenciados ou ilegais para ouvir ou obter música. No Brasil, 47% é o índice de consumidores de música através de métodos ilegais ou não licenciados.

Tema inédito

Pela primeira vez, este ano o relatório incluiu uma seção dedicada à Inteligência Artificial (IA), uma vez que o rápido avanço da tecnologia de IA generativa continua a apresentar oportunidades e desafios para a comunidade musical e para os artistas. O que está claro é que os fãs valorizam profundamente a autenticidade – quase oito em cada dez fãs de música no mundo (79%) sentem que a criatividade humana continua a ser essencial para a criação de música.

Para a maioria dos fãs conscientes da capacidade da IA de copiar o repertório de artistas existentes, a autorização para o uso da música de qualquer artista é vista como inegociável: 76% no mundo acham que a música ou os vocais de um artista não devem ser usados pela IA sem permissão. Além disso, 74% concordam que a IA não deve ser utilizada para clonar ou personificar artistas sem autorização. A maioria dos fãs também apoia a necessidade de transparência, já que 73% concordam que um sistema de IA deve listar claramente qualquer música que tenha utilizado.

Segundo Paulo Rosa, Presidente da Pro-Música Brasil, “os dados específicos da pesquisa relativos ao mercado brasileiro revelam vários aspectos positivos, como por exemplo o fato das informações nacionais estarem em geral bastante próximas às médias globais, o que demonstra que o setor de música gravada no Brasil está em linha com o que se pratica nos principais mercados musicais do mundo”.

Metodologia do estudo

Os dados baseiam-se em trabalho de campo realizado entre agosto e outubro de 2023 em 26 países, e recolheram as opiniões de mais de 43.000 usuários de internet/fãs de música com idades entre 16 e 64 anos. Os painéis foram representativos demograficamente de cada país.

O relatório ‘Engaging With Music 2023’ completo (em inglês), com infográficos, está disponível neste link.

Foto de topo: Imagem ilustrativa

 

Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis mudanças nas informações acima, que são válidas até a data de publicação.

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. E, claro: Vai, Corinthians!

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