Cidade de São Paulo terá 100% de gratuidade nos ônibus municipais aos domingos

Cidade de São Paulo terá 100% de gratuidade nos ônibus municipais aos domingos

É oficial: a cidade de São Paulo vai ter ônibus gratuitos aos domingos, da 0h as 23h59. A medida foi anunciada pelo prefeito Ricardo Nunes nesta segunda-feira (11) e já começa a valer no dia 17, próximo domingo, em todas as linhas da cidade. A gratuidade também será aplicada nos feriados de Natal (25/12), Ano Novo (1/1/24) e Aniversário de São Paulo (25/1/24). Segundo a gestão municipal, a medida tem como objetivo incentivar o uso do transporte público, ampliar o acesso ao lazer, parques, centros esportivos, eventos culturais, melhorar a economia e a oferta de empregos na cidade.  

Ao anunciar a gratuidade, o prefeito apresentou o slogan “Domingão Tarifa Zero – explore, descubra, viva São Paulo”, e destacou ainda que não haverá aumento de recursos para custear a iniciativa.

Aos domingos, atualmente, 2,2 milhões de passageiros utilizam 1.175 linhas de ônibus municipais. Inicialmente, o atendimento será feito com a frota operacional atual, de 4,8 mil ônibus. Estudos da SPTrans demonstram que, aos domingos, há 60% de capacidade ociosa nos ônibus em alguns períodos, o que permite absorver uma demanda maior. De acordo com o prefeito, não há necessidade de integração com o sistema metroferroviário, já que as linhas de ônibus atendem a toda a cidade.  Não será necessário fazer incremento de recursos ou ampliação do número de linhas. Vamos deixar de receber o valor da tarifa que é pago aos domingos, que soma R$280 milhões no ano. Mas quando a gente paga e já tem o subsídio do transporte, em que se tem 60% de ociosidade, tecnicamente estará zerado esse custo, porque a gente vai levar benefícios para a população. Então tecnicamente não existe um aumento de recurso”, explicou Ricardo Nunes. 

Para usufruir do benefício, os passageiros terão que usar o Bilhete Único, mas a tarifa não será cobrada no validador. Quem ainda não tiver o Bilhete Único, o cobrador ou o motorista irão liberar a passagem pela catraca (saiba aqui como solicitar o Bilhete Único). “Para os casos de ônibus que não tem cobrador, o motorista tem um dispositivo que tem condições de liberar a passagem”, explicou o diretor-presidente da SPTrans, Levi Oliveira. 

Para Ricardo Nunes, a tarifa zero dos ônibus municipais aos domingos é uma política pública de inclusão, visto que mais pessoas poderão frequentar os equipamentos públicos gratuitos e outros locais de São Paulo, o que, consequentemente, vai proporcionar que o munícipe explore mais a cidade e o que ela oferece.

Fonte: Secretaria Especial de Comunicação/Prefeitura de São Paulo

Foto de topo: Prefeitura de São Paulo

 

Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis mudanças nas informações acima, que são válidas até a data de publicação.

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. E, claro: Vai, Corinthians!

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2023/12/gratuidade-nos-onibus-municipais-aos-domingos/" width="100%" count="off" num="5"]