Titãs Encontro: despedida de São Paulo começa com show poderoso no Allianz Parque

Titãs Encontro: despedida de São Paulo começa com show poderoso no Allianz Parque

Com produção da 30e, a esperada volta da turnê Titãs Encontro à capital paulista, após três shows apoteóticos e com ingressos esgotados em junho, finalmente aconteceu. E, mais uma vez, vendeu todos os ingressos para seus quarto, quinto e sexto shows, que começaram ontem (21) e terminam no sábado (23), quando a turnê realmente deve se despedir da cidade em apresentações solo – já que será uma das atrações do segundo dia do Lollapalooza Brasil 2024, em março.

No primeiro show desta volta da histórica turnê a São Paulo, que mais uma vez aconteceu no Allianz Parque, como todas as apresentações na cidade, 50 mil pessoas lotaram a arena para ver a banda. O mesmo quadro deve se repetir hoje e amanhã, o que vai totalizar um público de 300 mil pessoas que viram a turnê na capital paulista – se somarmos com as 150 mil que esgotaram os ingressos das apresentações de junho.

O show

Menos de uma hora depois de um competente show de abertura da banda paulistana Garotas Suecas (@garotassuecas), os sete Titãs da formação clássica da banda subiram ao palco e começaram sua apresentação com o mesmo carisma que estão mostrando em toda a turnê, iniciando a chuva de sucessos da noite com “Diversão”. 

Foto: Piero Paglarin

Em um setlist de aproximadamente 2 horas e meia, o hepteto formado por Arnaldo Antunes, Branco Mello, Charles Gavin, Nando Reis, Paulo Miklos, Sérgio Britto e Tony Bellotto – e que mais uma vez contou com o “oitavo integrante” Liminha na guitarra – revisitou de forma minuciosa sua carreira ao tocar 36 músicas que fizeram o grupo atingir o patamar que ostenta hoje. Assim, uma volta aos anos 80 e início dos 90 foi vista na primeira parte do show, com a banda tocando sucessos mais antigos como “Desordem”, “Homem Primata”, “Será que é isso que eu Necessito?”, “O Pulso”, “Comida”, “Nome aos Bois” e “Cabeça Dinossauro”, entre outros, com os integrantes se revezando no vocal de acordo com as músicas.

Depois, como já é praxe na turnê, a segunda parte da apresentação deu um tom mais ameno à noite, com o grupo tocando músicas em formato acústico, como “Epitáfio”, “Os Cegos do Castelo” e “Pra Dizer Adeus”, além de “Toda Cor” e “Não Vou me Adaptar” – duas canções que contaram com a convidada especial Alice Fromer nos vocais. Acompanhando a banda durante toda a turnê, desde o começo, Alice é filha do falecido guitarrista do grupo, Marcelo Fromer, e sua participação no projeto é uma homenagem merecida e bem-sucedida ao pai.

A terceira e última parte do show fez o público voltar ao século passado novamente, pois o grupo enfileirou mais uma grande sequência de sucessos dos anos 80 e 90, como a animada “Família”, “Go Back”, “É Preciso Saber Viver” (cuja versão original é de Roberto Carlos e Erasmo Carlos), “Flores”, “Domingo”, “O Quê”, “Televisão”, a épica “Polícia” e “Bichos Escrotos”. No famoso “bis”, ou seja, aquela parte do show quando a banda sai rapidamente do palco e depois retorna para executar suas músicas mais populares e finalizar a apresentação, “Miséria” abriu uma tríade que foi continuada por “Marvin”, uma das mais pedidas pelo público, e “Sonífera Ilha”, o primeiro sucesso do grupo, lá do começo da década de 80. Tocada em uma versão um pouco mais lenta que a original, “Sonífera Ilha” “encerrou o show como tudo começou”, conforme disse o vocalista da canção, Paulo Miklos.

No palco, em toda a apresentação, os músicos mostravam harmonia e entrosamento entre si, fruto de meses de shows recentes em diversas cidades – e também das décadas de amizade.

Foto: Piero Paglarin

Setlist diferente

Se compararmos o setlist de ontem (que você confere na íntegra mais abaixo) com o da segunda apresentação da turnê Titãs Encontro em São Paulo, que aconteceu no dia 17 de junho, também no Allianz Parque, notamos diferenças: com 36 músicas ao todo, o repertório de ontem teve quatro canções a mais que o de junho. Além disso, nos shows do meio do ano, Alice Fromer comandou o vocal quando a banda tocou uma versão especial de “Ovelha Negra”, clássico da cantora brasileira Rita Lee, falecida em maio. Ontem esta homenagem não aconteceu e a música de Rita foi substituída no setlist.

Sendo assim, são cinco as músicas que não estavam no repertório inicial da turnê em São Paulo e foram tocadas ontem: “Será que é Isso que eu Necessito?”, “Nem Sempre se Pode ser Deus”, “Querem meu Sangue”, a festejada “Domingo” e “O quê”.

Com tudo isso, não é exagero dizer que as 300 mil pessoas que compareceram ou ainda vão comparecer ao Allianz Parque até sábado fazem parte da história gloriosa da turnê derradeira de uma das bandas mais importantes na cena do rock nacional, que se despede dos holofotes deixando saudade e a certeza de termos visto um verdadeiro espetáculo de música e nostalgia. Porque, desta vez, realmente, é “pra dizer adeus”…

Foto: Piero Paglarin

Confira o setlist executado pela turnê Titãs Encontro no dia 21 de dezembro de 2023, no Allianz Parque, em São Paulo:

Parte 1:
Diversão
Lugar Nenhum
Desordem
Tô Cansado
Igreja
Homem Primata
Será que é isso o que eu necessito?
Nem sempre se pode ser Deus
Estado Violência
O Pulso
Comida
Jesus não tem dentes no país dos banguelas
Nome aos Bois
Eu não sei fazer música
Cabeça Dinossauro

Parte acústica:
Epitáfio
Os Cegos do Castelo
Pra dizer Adeus
Toda Cor (com Alice Fromer no vocal)
Não vou me adaptar (com Alice Fromer no vocal)

Set 2:
Família
Querem meu Sangue
Go Back
É preciso Saber Viver
Domingo
Flores
32 Dentes
O Quê
Televisão
Porrada
Polícia
AA UU
Bichos Escrotos

Após breve parada:
Miséria
Marvin
Sonífera Ilha

Foto de topo: Piero Paglarin

 

Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis mudanças nas informações acima, que são válidas até a data de publicação.

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. E, claro: Vai, Corinthians!

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2023/12/titas-encontro-despedida-de-sao-paulo/" width="100%" count="off" num="5"]