Espetáculo solo que conta história de Barbara Gancia volta a cartaz na capital

Espetáculo solo que conta história de Barbara Gancia volta a cartaz na capital

“Há pessoas cujas vidas imploram para ser escritas”. Este pequeno trecho, de autoria do jornalista, biógrafo e escritor Ruy Castro, foi extraído do prefácio de “A Saideira: Uma dose de esperança depois de anos lutando contra a dependência” (Editora Planeta), a autobiografia em que a escritora e jornalista paulistana Barbara Gancia expõe de peito aberto um tema de sua vida que é tabu até hoje para muitos: a luta contra o alcoolismo.

Indo além disso, as tragicômicas histórias dos mais de 30 anos de dependência do álcool e suas consequências contadas no livro ganham os palcos em “Bárbara“, um espetáculo teatral solo estrelado pela atriz Marisa Orth, vencedora do Prêmio Bibi Ferreira pelo papel. Após ter sido assistida por mais de 37 mil pessoas em 10 cidades diferentes, o retorno em curta temporada da peça a São Paulo será no palco do Teatro Bravos (Rua Coropé, 88 – Pinheiros), localizado dentro do Complexo Aché Cultural (que também abriga o Instituto Tomie Ohtake), no dia 1° de março, com sessões às sextas e sábados (21h) e domingos (18h), somente até 28 de abril. Os ingressos estão disponíveis pelo site da Sympla (neste link) ou na bilheteria do teatro, por valores que variam de R$50,00 a R$120,00.

A encenação

Dada a imensa repercussão que o livro causou desde seu lançamento, bem como as inúmeras e necessárias palestras que Barbara Gancia tem feito sobre o tema nos últimos anos, o desafio da montagem sempre foi o de não realizar uma simples transposição para o palco. “Como encenar algo já definitivo e tão bem relatado em um livro? Ao mesmo tempo em que a gente pensava nisso, sempre houve a certeza de que ‘A Saideira’ possui uma força cênica e precisava ganhar o palco para tocar outros públicos”, diz Marisa Orth.

A solução criada pelo diretor e idealizador do projeto, Bruno Guida, apostou em recursos cênicos simples e no jogo com a plateia, elementos que somente o teatro pode oferecer. Com uma dramaturgia livremente inspirada no livro, a autora Michelle Ferreira utiliza algumas situações extraídas da obra, bem como inventa outras histórias, para dar forma a essa “nova Barbara ficcional”. O espetáculo “Bárbara” ganhou, desse modo, uma encenação limpa, privilegiando o trabalho da atriz em um texto forte, cômico e, ao mesmo tempo, emocionante.

Foto de topo: Marcos Mesquita

 

Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis mudanças nas informações acima, que são válidas até a data de publicação.

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. E, claro: Vai, Corinthians!

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2024/01/espetaculo-que-conta-historia-de-barbara-gancia/" width="100%" count="off" num="5"]