Saiba como foi o evento teste da Av. São João aberta para lazer e esportes no domingo

Saiba como foi o evento teste da Av. São João aberta para lazer e esportes no domingo

Segundo a Prefeitura de São Paulo, famílias caminhando com crianças e pets, casais, esportistas, skatistas e pessoas interessadas em desbravar a cidade a pé ocuparam toda a extensão de 1,5 km da Avenida São João neste domingo (21), dia em que a via foi fechada para carros das 9h às 16h para a realização de um evento teste do Programa Ruas Abertas no local.

A proposta  de inclusão da Avenida São João no Programa Ruas Abertas está em debate com a população desde 8 de janeiro por meio de uma consulta pública no site Participe+. Ela tem o objetivo de ampliar a ocupação do espaço público e facilitar a conexão a pé entre o Minhocão e o Vale do Anhangabaú – áreas que já funcionam como espaços de lazer aos fins de semana. Para registrar sua opinião sobre a inclusão da Av. São João no programa Ruas Abertas, basta aos interessados clicarem aqui.

Atrações do evento teste

Jogos de tabuleiro para as pessoas jogarem, apresentações de circo e malabarismo foram algumas das atrações de lazer e entretenimento planejadas pela prefeitura paulistana para o evento teste em diversos pontos da via. O local também recebeu rede de basquete e shows musicais de estilos diversos. As crianças ainda tinham um espaço para brincar de bambolê, pular corda, e até uma área para descansar, com almofadas coloridas. 

Na altura do número 869 da avenida, o Palco Choro Jazz teve apresentações do quarteto Jazz Riddim e do Quinteto Mangabera, e o Palco Rock, no Largo do Paissandu, em frente à Galeria do Rock, teve atrações como o grupo Spine Shiver, que abriu a programação do dia.

A avenida também recebeu atividades esportivas, como monitoria de basquete, skate, empréstimo de bicicleta e aulas de fit dance, oferecida ao público por professores de uma academia localizada na própria via.

A famosa esquina das Avenidas Ipiranga e São João também fez sucesso. Havia muita gente tirando fotos e selfies dos postes com as placas de trânsito que trazem os nomes das vias e das estátuas, como a do fotógrafo de lambe-lambe e do compositor Paulo Vanzolini. Da São João, também é possível avistar construções históricas e emblemáticas, como o Farol Santander e o Edifício Martinelli, o primeiro arranha-céu de São Paulo.

Segurança

De acordo com a gestão municipal, na área da segurança, guardas-civis metropolitanos (GCM) e policiais militares reforçaram a segurança em toda a via. No perímetro entre a Rua Conselheiro Crispiniano e a Rua Helvétia, houve reforço das 9h às 17h, com dez GCMs, distribuídos em uma viatura, uma base comunitária móvel e três motos.

Opiniões da população

Até 8 de fevereiro, os munícipes podem deixar sua opinião a respeito da proposta, respondendo um questionário sobre experiências e perspectivas para a Avenida São João. Um material técnico elaborado pela equipe da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento é disponibilizado para subsidiar as respostas. Para registrar a opinião e participar do debate, basta clicar aqui.

Fonte: Secretaria Especial de Comunicação/Prefeitura de São Paulo

Foto de topo: @prefsp

 

Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis mudanças nas informações acima, que são válidas até a data de publicação.

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. E, claro: Vai, Corinthians!

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2024/01/sao-joao-aberta-para-lazer-e-esportes-no-domingo/" width="100%" count="off" num="5"]