Programa Guri abre vagas para cursos de música gratuitos e variados
O Guri – programa de educação musical do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura – está com seu período de matrículas aberto até 22 de março. O programa oferece 17.557 mil vagas distribuídas nos 44 polos localizados na capital paulista e Grande São Paulo.
Para participar do Guri, não é preciso ter conhecimento musical e nem possuir instrumento. O programa oferece cursos regulares de iniciação musical (para crianças de 6 a 9 anos) e o curso sequencial (para jovens de 10 a 18 anos), que oferece a oportunidade de aprender a cantar ou a tocar um instrumento de forma fundamentada e consistente. Nesta modalidade, os alunos podem optar por uma diversidade de instrumentos como violino, viola, violoncelo, contrabaixo acústico, flauta doce, flauta transversal, clarinete, saxofone, oboé, fagote, trompete, trompa, trombone, tuba, eufônio, percussão, bateria, guitarra, contrabaixo elétrico, piano, teclado, acordeão, cavaquinho, bandolim, viola caipira, violão de 7 cordas, violão tenor, violão, além de canto. Alguns polos oferecem ainda o curso de Iniciação Musical para Adultos, voltado para maiores de 18 anos. A oferta de cursos e instrumentos varia de acordo com cada polo.
Matrículas
Para realizar a matrícula, que é gratuita, o interessado precisa comparecer diretamente no polo em que deseja estudar acompanhado pelo responsável e portando os seguintes documentos: certidão de nascimento ou RG (original e cópia); comprovante de matrícula escolar e/ou declaração de frequência escolar; RG do responsável (original e cópia), uma foto 3×4 recente e comprovante de endereço para consulta.
A lista completa dos cursos, endereço e telefone de cada polo pode ser acessada pelo site gurisantamarcelina.org.br, onde é possível também conferir mais informações sobre o programa. É recomendável ligar e checar os dias e horários de funcionamento do polo de interesse antes de sair de casa para efetivar matrícula.
Foto de topo: Robs Borges
Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis mudanças nas informações acima, que são válidas até a data de publicação.