Filme “Saudosa Maloca” mostra a São Paulo vivida e cantada por Adoniran Barbosa

Filme “Saudosa Maloca” mostra a São Paulo vivida e cantada por Adoniran Barbosa

Estreou nesta quinta-feira (21) em cinemas de todo o país o filme “Saudosa Maloca” (2024), inspirado na música homônima, um dos maiores sucessos do compositor e sambista paulista Adoniran Barbosa (1910 – 1982), que é personagem central do longa-metragem, interpretado por Paulo Miklos.

Segundo a sinopse oficial, o filme apresenta um já velho Adoniran Barbosa (Miklos) narrando suas histórias de uma São Paulo que já não existe mais para Cicero (Sidney Santiago), um jovem garçom de um bar. Com falas e personagens eternizados nos sambas do compositor, ele relembra a vivência na maloca com seus amigos Mato Grosso (Gero Camilo) e Joca (Gustavo Machado), além da paixão deles por Iracema (Leilah Moreno). Com a ajuda do samba, o grupo de amigos sobrevive, mas tem suas vidas ameaçadas quando o bairro do Bixiga começa a passar por grandes transformações e a metrópole é lentamente engolida pelo “pogréssio”.

Com direção de Pedro Serrano e roteiro de Rubens Marinelli e Guilherme Quintella, “Saudosa Maloca” tem duração aproximada de 108 minutos. Para conferir todos os cinemas brasileiros onde o filme está em cartaz, os interessados podem acessar este link.

Adoniran Barbosa

Adoniran Barbosa, nome artístico de João Rubinato, foi um compositor, cantor, comediante e ator nascido em Valinhos-SP, autor de sambas famosos como “Trem das Onze”, “Tiro Ao Álvaro”, “Saudosa Maloca” e “Samba do Arnesto”, entre outros. Por suas letras que muitas vezes falam de forma bem-humorada sobre aventuras e desventuras de pessoas periféricas paulistanas, Adoniran é conhecido como um dos músicos mais simbólicos da capital paulista e até hoje tem suas composições regravadas por artistas de diversos gêneros.

Foto de topo: @saudosamaloca_filme

 

Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis mudanças nas informações acima, que são válidas até a data de publicação.

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. E, claro: Vai, Corinthians!

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2024/03/filme-saudosa-maloca/" width="100%" count="off" num="5"]