Artista brasileira Lygia Clark é tema de nova exposição na Pinacoteca

Artista brasileira Lygia Clark é tema de nova exposição na Pinacoteca

A Pinacoteca de São Paulo (Praça da Luz, n° 2 – Luz) está recebendo a exposição ‘Lygia Clark: Projeto para um planeta‘, que fica disponível ao público até 04 de agosto. A mostra ocupa as sete galerias expositivas do museu com mais de 150 obras da artista mineira Lygia Clark (1920 – 1988), uma das responsáveis por reestruturar o vocabulário artístico brasileiro a partir da década de 1960, desafiando as fronteiras entre o papel do artista e do público, e propondo uma nova relação entre corpo e objeto.

Com mais de 30 anos de carreira, Lygia Clark é um dos mais importantes nomes da arte brasileira contemporânea e foi responsável por ampliar as linguagens, estabelecer vínculos com as questões socioculturais e engajar todas as pessoas, artistas ou não, na experiência transformadora de criar.

A exposição

‘Lygia Clark: Projeto para um planeta’ foi intitulada a partir de um exemplar da célebre série de Bichos (déc.1960), responsável por ampliar as possibilidades da escultura moderna, tornando-a flexível e participativa.

A exposição começa a partir de uma proposição fundamental para a artista: a participação do público. Um tablado com réplicas da série Bichos, uma das mais famosas produzidas por Clark a partir de 1960, fica disponível para o manuseio do visitante no centro da galeria expositiva.

Na segunda sala, vinte Bichos originais são reunidos pela primeira vez em mais de uma década. A obra Maquete para interior nº 3 (1955) foi remontada em grande escala especialmente para a Pinacoteca.

As duas últimas salas da exposição apresentam trechos de filmes, fotos e documentos que exibem as propostas individuais e agenciamentos coletivos de Clark e, complementando a exposição, a sala de vídeo recebe o filme O mundo de Lygia Clark” (1973).

Mais informações sobre ‘Lygia Clark: Projeto para um planeta’, inclusive em relação à visitação, podem ser consultadas neste link. Os interessados em saber mais sobre a Pinacoteca de São Paulo podem acessar pinacoteca.org.br.

Foto de topo: Crio.art

 

Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis mudanças nas informações acima, que são válidas até a data de publicação.

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. E, claro: Vai, Corinthians!

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2024/03/lygia-clark-e-tema-de-exposicao-na-pinacoteca/" width="100%" count="off" num="5"]