Zeca Pagodinho em São Paulo: saiba 7 fatos marcantes e curiosos sobre o sambista

Zeca Pagodinho em São Paulo: saiba 7 fatos marcantes e curiosos sobre o sambista

Celebrando em 2024 seus 65 anos de idade e 4 décadas de carreira, o compositor e sambista carioca Zeca Pagodinho viaja o Brasil com uma turnê do tamanho da sua magnífica trajetória como um dos principais nomes do samba no país. 

Com realização da Opus Entretenimento e Lado B Produções, a turnê Zeca Pagodinho 40 Anos levará públicos de diversas cidades a uma viagem musical repleta de sucessos que marcaram época, além de grandes clássicos do repertório do cantor que compõem a riqueza do samba brasileiro. Em São Paulo, vale lembrar que a turnê passa nos dias 21 e 22 de junho, no Espaço Unimed (Rua Tagipuru, 795 – Barra Funda), sendo que para a segunda data, dia 22, já não há mais ingressos disponíveis. Os paulistanos interessados em não perder esta turnê histórica ainda podem garantir seus ingressos para o dia 21/06, à venda pelo site zecapagodinho40anos.com.br por valores que variam de R$160,00 (Pista Premium meia-entrada) a R$340,00 (Mezanino inteira), sendo que alguns setores já estão esgotados.

Enquanto junho não chega e Zeca, um dos mestres contemporâneos do samba, não apresenta sua turnê comemorativa por aqui, vamos conhecer 7 fatos – que talvez você ainda não sabia – sobre o cantor:

1 – O nome “Zeca Pagodinho”

“Zeca Pagodinho”, nome artístico de Jessé Gomes da Silva Filho, tem sua origem em uma brincadeira feita por Beth Carvalho, renomada cantora e madrinha de Jessé no samba. Quando o sambista ainda era um jovem frequentador do bloco carnavalesco “Cacique de Ramos” e participava de rodas de samba, Beth o apelidou carinhosamente de “Zeca Pagodinho”. A brincadeira acabou pegando e este se tornou seu nome artístico, pelo qual hoje o cantor e compositor é nacionalmente conhecido.

2 – “Camarão que Dorme a Onda Leva”

Zeca deu seus primeiros passos rumo ao sucesso ao participar da faixa ‘Camarão que Dorme a Onda Leva’, do álbum “Suor no Rosto” (1983), de Beth Carvalho, a madrinha do samba. A música foi inclusa também no primeiro álbum solo do sambista, “Zeca Pagodinho” (1986), e ao lado de canções como ‘Judia de Mim’ e ‘Brincadeira tem Hora’, fez o disco acelerar ainda mais a ascensão do artista em direção ao estrelato.

3 – Amante de cerveja e futebol

O sambista carioca é conhecido por sua grande paixão por cerveja, o que o faz constantemente ser relacionado ao tema e fazer publicidade de marcas da bebida; e também adora futebol. Ele frequentemente é visto em eventos do esporte, tem bares com seu nome em alguns estádios e torce para o Botafogo, time de seu estado.

4 – Prêmios e reconhecimento

Ao longo de sua carreira, Zeca Pagodinho recebeu diversos prêmios e reconhecimentos, incluindo o Grammy Latino e o Prêmio da Música Brasileira. Sua música é amplamente apreciada não só no Brasil, mas também em outros países, contribuindo para a difusão do samba mundo afora.

5 – Músicas que são trilhas de novelas

‘Judia de Mim’, um dos primeiros sucessos do cantor e compositor, fez parte da trilha sonora da novela Hipertensão, que foi ao ar entre 1986 e 1987. A partir daí, vários outros sucessos de Zeca também integraram trilhas sonoras de novelas, como ‘Jura’ (O Cravo e a Rosa, 2000/2001), ‘O Sol Nascerá (Bom Sucesso, 2019/2020), ‘Deixa a Vida me Levar’ (O Clone, 2001/2002), ‘Caviar’ (Celebridade, 2003/2004), ‘Quem é Ela’ (América, 2005), ‘Verdade’ (Avenida Brasil, 2012), ‘Griselda’ (Fina Estampa, 2011/2012), entre outras.

6 – Hino do Penta

Adorada por muitos dos jogadores que integraram a seleção brasileira de futebol que foi campeã da Copa do Mundo de 2002, incluindo o astro Ronaldo Fenômeno, a música ‘Deixa a Vida Me Levar’ logo ganhou todo o país e se tornou um símbolo – ou o hino – da conquista do título naquele ano.

7 – Solidariedade e ajuda ao próximo

Em janeiro de 2013, o Rio de Janeiro foi atingido por fortes chuvas que causaram enchentes e deslizamentos de terra em várias áreas, incluindo o bairro de Xerém, no município de Duque de Caxias, onde Zeca tem um sítio. Vendo a situação dos moradores da região, o sambista se envolveu em ações de solidariedade e ajudou a chamar a atenção para os problemas enfrentados pelas pessoas prejudicadas pelas enchentes, prestando apoio direto às vítimas e participando de campanhas de arrecadação de fundos. Uma matéria mais detalhada do portal G1 sobre este tema poder ser conferida aqui.

Desses 7 fatos, você já sabia e se lembrava de todos? O que faltou falar sobre Zeca Pagodinho? Deixe sua resposta nos comentários!

Foto de topo: Divulgação

 

Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis mudanças nas informações acima, que são válidas até a data de publicação.

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. E, claro: Vai, Corinthians!

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2024/03/zeca-pagodinho-em-sao-paulo-7-fatos-sobre-o-sambista/" width="100%" count="off" num="5"]