Café: mais que uma bebida, uma paixão nacional

Café: mais que uma bebida, uma paixão nacional

No dia 14 de abril, o mundo celebra uma das bebidas mais amadas e consumidas do Brasil: o café. É o Dia Mundial do Café. Em nosso país, o café não é apenas uma bebida, é uma paixão nacional que transcende as fronteiras e climas, unindo pessoas para momentos de descontração e socialização.

Nos últimos anos, o mercado de café testemunhou um crescimento notável, refletindo o crescente interesse e apreciação pelo café em todo o globo. Hoje em dia, os consumidores têm acesso a uma variedade impressionante de opções, desde os tradicionais grãos de café torrados até misturas gourmet e cafés especiais de diferentes origens. 

O que antes era considerado uma escolha simples entre café comum ou descafeinado agora se transformou em uma jornada sensorial, com diversidade de sabores, aromas e perfis de torrefação para explorar. Essa variedade é evidente nas prateleiras das grandes redes de supermercados, onde marcas renomadas e cafés de pequenos produtores dividem espaço, oferecendo uma gama de preços para atender a todos os gostos e orçamentos.

Desde o clássico café expresso italiano até o café filtrado brasileiro, cada método de preparo realça as características únicas dos grãos e proporciona uma experiência prazerosa.

Com oferecimento dos Supermercados Mundial, confira algumas dicas de preparo dos tipos de café mais tradicionais no Brasil:

  1. Café Expresso: moa os grãos de maneira fina e utilize uma máquina de expresso para preparar um café encorpado e aromático, com uma camada cremosa na superfície.
  2. Café Coado: utilize um filtro de papel ou de pano para preparar um café suave e equilibrado, ressaltando os sabores naturais dos grãos.
  3. Café French Press: adicione grãos moídos grosseiramente à prensa francesa, despeje água quente e deixe em infusão por alguns minutos antes de pressionar o êmbolo para baixo e saborear um café encorpado e intenso.
  4. Café Gelado: prepare um café forte e deixe esfriar. Sirva sobre gelo e adicione leite condensado a gosto para um café gelado cremoso e refrescante.

Independentemente da preferência de preparo, o café é uma bebida que une as pessoas, promovendo momentos de convívio e relaxamento em torno da mesa. Seja em uma cafeteria aconchegante ou em casa com a família e amigos, o café é sempre uma excelente escolha.

Fonte: Supermercados Mundial

Foto de topo: Imagem ilustrativa (Pexels)

 

Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis mudanças nas informações acima, que são válidas até a data de publicação.

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. E, claro: Vai, Corinthians!

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2024/04/cafe-uma-paixao-nacional/" width="100%" count="off" num="5"]