‘O Livro dos Prazeres’: peça teatral baseada em obra de Clarice Lispector está em cartaz na capital
Estreou no início deste mês, no Teatro Ruth Escobar (Rua dos Ingleses, 209 – Bela Vista), em São Paulo, o espetáculo “O Livro dos Prazeres”, baseado em uma obra literária de Clarice Lispector (1920 – 1977) e protagonizado pela atriz Melise Maia, que também assina a adaptação, e pelo ator Caio Paduan.
Com direção de Ernesto Piccolo e trilha sonora de Edu Lobo, a montagem que chegou à capital paulista já fez duas temporadas na cidade do Rio de Janeiro e participou do Festival Literatura em Cena, em Niterói. O livro “Uma Aprendizagem ou O Livro dos Prazeres”, inspiração para a peça, é o sexto romance da escritora Clarice Lispector, publicado em 1969. A obra começa com uma vírgula: “, estando tão ocupada, viera das compras de casa que a empregada fizera às pressas porque cada vez mais matava serviço...”.
A inusitada introdução é apontada pelo crítico Benedito Nunes como a indicação de que o romance deve ser lido como uma continuação das obras anteriores de Clarice, em especial a “A Paixão Segundo G.H.”, de 1964, que por sua vez termina com dois pontos ( : ).
“O Livro dos Prazeres” narra o início do relacionamento amoroso entre Loreley, mais conhecida como Lóri, uma professora primária, e Ulisses, um professor de filosofia. A tensão entre os dois, que têm objetivos e desejos diferentes, leva ambos a um processo de aprendizagem e de autodescoberta.
“Nesta adaptação teatral, o início do espetáculo acontece com o processo criativo de Clarice Lispector escrevendo, em cena, um livro onde Loreley sai de Campos para o Rio de Janeiro, em busca de uma liberdade impossível de ser alcançada numa cidade do interior. A narrativa acompanha o processo angustiante e prazeroso característico dos amantes. Nessa jornada, Lóri segue em busca de si mesma e do prazer sem culpa. Ulisses funciona como um farol, iluminando os caminhos para que ela possa viver um grande amor”, explica atriz e adaptadora do texto original, Melise Maia.
A peça “O Livro dos Prazeres” fica em cartaz no Teatro Ruth Escobar apenas até 31 de outubro, com apresentações na Sala Gil Vicente (um dos espaços do teatro) às quartas e quintas-feiras, sempre às 20h. Os ingressos estão à venda pelo site da Sympla (neste link) por R$40,00 (meia-entrada) e R$80,00 (inteira). O espetáculo tem 60 minutos de duração e classificação etária voltada para maiores de 12 anos.
Foto de topo: Divulgação
Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis mudanças nas informações acima, que são válidas até esta data.