Mondrian para Crianças: mostra interativa está em cartaz no Shopping Pátio Higienópolis

Mondrian para Crianças: mostra interativa está em cartaz no Shopping Pátio Higienópolis

Desde o último dia 2, a mostra gratuita Mondrian para Crianças, uma exposição interativa voltada para o público infantil e inspirada na arte do pintor modernista holandês Piet Mondrian (1872 – 1944), está aberta para visitação no Shopping Pátio Higienópolis (Av. Higienópolis, 618 – Higienópolis), em São Paulo. Os visitantes podem levar seus filhos para vivenciarem experiências imersivas, em seis ambientes visualmente ricos, divertidos e que, de forma lúdica, permitem conhecer um pouco mais sobre a estética e a imaginação do influente artista europeu por meio de algumas de suas principais obras.

Seguindo protocolos de saúde e segurança, como o uso obrigatório de máscaras durante toda a visitação e sob a orientação de monitores, adultos e crianças fazem na exposição um circuito que compreende os seguintes ambientes imersivos:

Entrada das Formas: primeira etapa do passeio, apresenta ao público Mondrian e conceitos básicos sobre o Neoplasticismo (corrente artística à qual o artista é relacionado) e sua aplicação nas obras do pintor.

Labirinto de Cores Planas: tem por referência a obra Composição II em Vermelho Azul e Amarelo, de 1930. Aqui, o público explora um mini labirinto, formado por retângulos e quadrados nas cores primárias. Ao final, os visitantes podem brincar com a sua própria imagem refletida na parede, nas mesmas cores da obra sobrepostas.

Brincadeira em Composição: tem um grande tapete inspirado nos grafismos de Mondrian para as crianças brincarem e aprenderem um pouco sobre o papel da composição numa obra de arte. Aqui, a obra de referência é Composição A, de 1923.

Pintura em movimento: inspirada na obra Composition with Red, Yellow and Blue, de 1942, a sala aborda a busca de Mondrian pela perfeição e tem três pontos para jogar um tipo de Tetris, com as peças (quadrados e retângulos coloridos) surgindo e que devem ser encaixadas no lugar certo. A trilha sonora é jazz, o ritmo preferido do artista.

Espaço Boogie-Woogie: é inspirado na obra Broadway Boogie-Woogie, de 1943, um ano antes da morte do pintor, em Nova Iorque. O ambiente remete aos videogames pixelados; caixas com sensores reproduzem sons de vídeo game por aproximação.

Sala sem Fim: uma visão tridimensional da obra do holandês em uma sala espelhada que prepara a saída, com o infinito de Mondrian.

Ao todo, a mostra ocupa 250 metros quadrados. É importante ressaltar também que a exposição foi concebida para ser vivenciada de forma contemplativa experiencial, sem precisar de qualquer interação tátil.

As visitas à exposição interativa Mondrian para Crianças são gratuitas, têm classificação etária livre e podem ser feitas até o dia 8 de agosto, de segunda a sábado, das 10h às 21h, e aos domingos e feriados, das 12h às 20h, mediante agendamento prévio pelo site da Ingresse (neste link).

Veja também: Shopping VillaLobos recebe exposição “Tarsila para Crianças” até agosto

Imagem de topo: Divulgação

 

Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis mudanças nas informações acima, que são válidas até a data de publicação.

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. E, claro: Vai, Corinthians!

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2021/07/mondrian-para-criancas-no-shopping-patio-higienopolis/" width="100%" count="off" num="5"]