Funarte recebe exposição de artes gráficas em formato NFT

Funarte recebe exposição de artes gráficas em formato NFT

Em 2021, um grupo de artistas muralistas e grafiteiros se encontraram em São Paulo durante três meses para pintar uma mansão abandonada de 2.400m² quadrados no Morumbi.

O projeto, intitulado Casa NFT, transformou a mansão em uma grande galeria de arte com data para ser destruída. Ela foi demolida, mas antes, todas as obras foram digitalizadas e transformadas em arquivos digitais para a geração de criptoartes utilizando NFTs.

A ideia veio dos empresários Alexandre Travassos e Rodrigo Loli, sócios da Muzer, que negociaram a utilização da mansão para o projeto diretamente com o dono da Construtora Gamboa.

Quase um ano depois, cerca de 6.2 terabytes de acervo digital têm um novo endereço: serão expostos a partir do dia 12 de agosto nas galerias da Funarte São Paulo (Alameda Nothmann, 1058 – Campos Elíseos), com visitação gratuita, trazendo obras de nomes importantes da arte de rua, como MIA, Mari Pavanelli, EDMX, Mazola, Laura Reis, Caps, entre outros. Ao todo, são 130 obras digitais de 70 artistas brasileiros.

A exposição faz valer as inúmeras possibilidades de aplicações dos arquivos digitais, desde impressões fine art em diversos tipos de materiais, exibições em telas digitais variadas e uma sala imersiva de 320m² de projeções com mapeamento digital que farão contraste com pedaços de demolição das obras originais.

Para os idealizadores, a Casa NFT é um projeto dedicado a promover o debate sobre a utilização de novas tecnologias que possam dar suporte ao processo artístico. “Criar, digitalizar e destruir, abrindo infinitas possibilidades digitais de algo que era estático fisicamente. A Casa NFT surgiu a partir do estudo do impacto dos NFTs em relação ao direito de propriedade de obras artísticas; desde imagens, músicas, fotos. Percebi que estava surgindo uma alta oferta de artes visuais produzidas digitalmente, mas não vi ninguém produzir artes físicas para serem digitalizadas. Pensei então que seria interessante produzir uma arte física para ser destruída e eternizada digitalmente”, explica Alexandre Travassos. Quem quiser saber mais sobre a Casa NFT pode seguir o projeto no Instagram: @casa_nft.

A exposição do acervo na Funarte São Paulo vai até 18 de setembro e contará com oficinas de arte e painéis sobre o universo blockchain.

A segunda edição da Casa NFT já está em negociação e deve ocorrer ainda em 2022.

A Funarte

Localizado no bairro de Campos Elíseos, o Complexo Cultural Funarte SP é um espaço aberto ao público, com atividades diversas e programação artística intensa. É também um lugar de memória, que guarda fragmentos da história da educação, cultura e artes de São Paulo.

A exposição do acervo digital acontece nas galerias localizadas nos Galpões Lulu Librandi, na parte central do Complexo.

Foto de topo: Divulgação/Assessoria de Imprensa

 

Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis mudanças nas informações acima, que são válidas até a data de publicação.

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. E, claro: Vai, Corinthians!

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2022/08/exposicao-de-artes-graficas-em-formato-nft/" width="100%" count="off" num="5"]