São Paulo ganha prêmio internacional e é eleita ‘Melhor Cidade Global da Música’

São Paulo ganha prêmio internacional e é eleita ‘Melhor Cidade Global da Música’

Palco de grandes eventos internacionais do mundo da música, como o The Town, Lollapalooza Brasil, Monsters of Rock, Primavera Sound São Paulo, Summer Breeze Brasil, GPWeek; e também eventos nacionais de respeito, como a Virada Cultural, o Coala Festival, Festival Nova Brasil, Somos Rock, entre outros, além de inúmeros shows que contemplam todos os estilos, de artistas brasileiros e do exterior, São Paulo foi eleita a “Melhor Cidade Global da Música” pela Music Cities Events, em solenidade realizada na noite da última quarta-feira (18), no Alabama, nos Estados Unidos.

A entidade é parceira oficial da ONU e se dedica a desenvolver e aprimorar práticas socialmente responsáveis e a reduzir o impacto ambiental de eventos globais. Há 12 anos, realiza o prêmio global Music Cities Awards, que reconhece as ações mais notáveis da música para o desenvolvimento econômico, social, ambiental e cultural.

Na edição deste ano, São Paulo concorreu com outras nove cidades na categoria “Melhor Cidade Global da Música” e chegou à final com Manchester, no Reino Unido, e Frutillar, no Chile.

Essa categoria premia o município que apoia ativamente o meio musical, seja com a produção, seja oferecendo infraestrutura para receber eventos. E que também promove a inclusão, desenvolvimento econômico, saúde, turismo, planejamento urbano, economia noturna e construção comunitária, por exemplo.

Exemplo da influência positiva de grandes festivais na economia paulistana é a realização do The Town, que em 2023 fez sua edição de estreia na cidade. O evento atraiu 500 mil pessoas e movimentou cerca de R$1,7 bilhão em seus cinco dias, segundo a prefeitura da cidade.

Este prêmio vem para reconhecer a importância de São Paulo no cenário musical internacional, com seus grandes festivais privados e grandes investimentos públicos descentralizados para fazer a cultura chegar à população mais carente onde ela é realmente necessária”, declarou a secretária Municipal de Cultura, Aline Torres.

Segundo os organizadores da 12ª edição, este ano foi realizado o maior concurso, com mais de 200 candidaturas provenientes de 25 países espalhados por seis continentes. O evento já passou por pelo Reino Unido, Alemanha, Austrália, China, Coreia do Sul, Canadá e agora está sendo realizado novamente nos Estados Unidos.

O Prêmio possui diversas categorias, que abrangem diversas iniciativas. Em 2023, foram contempladas 11 categorias, todas ligadas à música e seu impacto social e econômico.

Fonte: Secretaria Especial de Comunicação/Prefeitura de São Paulo

Foto de topo: Lollapalooza Brasil (Diogo Padilha)

 

Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis mudanças nas informações acima, que são válidas até a data de publicação.

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. E, claro: Vai, Corinthians!

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2023/10/sao-paulo-e-eleita-melhor-cidade-global-da-musica/" width="100%" count="off" num="5"]