Independência Inspiradora

Que tal um pouquinho de história sobre o mundo no qual vivemos hoje?

A Revolução Francesa foi um marco extremamente importante na história de nossa civilização. Ela marcou o fim da Idade Moderna e o inicio da Contemporânea. Influenciou muitos outros processos de independência como a americana e até a Revolta dos Alfaiates, que ocorreu aqui no Brasil. Graças a ela, o capitalismo r
ompeu os obstáculos políticos feudais que ainda vigoravam na Europa Ocidental, Mas como será que se deu essa revolução ?

A situação da França no século XVIII era de grande injustiça social na época do Antigo Regime. O rei governava com poderes absolutos. Havia a falta de democracia, pois os trabalhadores não podiam votar, nem mesmo dar opiniões na forma de governo. Os françaoposicionistas eram presos na Bastilha (prisão política da monarquia) ou condenados à morte.

A condição social do país era tão grave e o nível de insatisfação do povo tão grande, que os mesmos foram às ruas querendo tomar o poder e arrancar a monarquia comandado por Luis XVI. O lema dos revolucionários era “Liberdade, Igualdade e Fraternidade “, pois ele resumia muito bem os desejos do terceiro estado francês.

Durante o processo revolucionário, que começou com a Queda da Bastilha, em 14 de Setembro de 1789, grande parte da nobreza deixou a França, porém a família real foi capturada enquanto tentava fugir do país. Presos, os integrantes da monarquia, entre eles o rei Luis XVI e sua esposa, Maria Antonieta, foram guilhotinados em 1793. O clero também não saiu impune, pois os bens da Igreja foram confiscados durante a revolução.

No mês de  agosto de 1789, a Assembleia Constituinte cancelou todos os direitos feudais que existiam e promulgou a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Este importante documento trazia significativos avanços sociais, garantindo direitos iguais aos cidadãos, além de maior participação política para o povo.

Isso nos faz pensar sobre como era o mundo antigamente e como será  no futuro. Se já achamos certas coisas do passado um tanto quanto ruins, o que dirão as gerações futuras sobre a época na qual vivemos?

Sobre o autor

Futura jornalista vinda da Terra Média com intuito de mostrar ao mundo coisas vistas pelos olhos de quem ainda não completou sua profecia. Nas horas vagas, ela bate um papo e como uma pizza com as tartarugas ninjas. Sonha tão alto que alcança até as nuvens feitas de algodão doce.

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2015/09/independencia-inspiradora/" width="100%" count="off" num="5"]