‘Tesouros Ancestrais do Peru’: conheça a cultura, arte e história andina em mostra no CCBB
Em setembro, o CCBB – Centro Cultural Banco do Brasil (Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico), uma das diversas instituições culturais de São Paulo, recebe a mostra ‘Tesouros Ancestrais do Peru‘, que resume a cultura e arte andinas em mais de 150 peças históricas.
A exposição convida o público para uma viagem no tempo na qual é possível conhecer de perto a história e cultura das antigas civilizações andinas. São mais de 162 peças datadas entre 900 a.C e 1600 d.C, a grande maioria em cerâmica, cobre, ouro, prata, além de têxteis.
Divida por cinco blocos temáticos – Linha do Tempo, Mineração, Divindades e Rituais, Cerâmica e Têxteis e, por fim, Colonização – a mostra reúne um conjunto raro de objetos descobertos em diversas expedições arqueológicas, reconhecido como patrimônio pelo Ministério da Cultura do Peru e pertencente ao catálogo do Museo Oro del Perú y Armas del Mundo.
No primeiro bloco, Linha do Tempo, são pontuados os momentos-chave de mais de 10 mil anos de história andina, desde os primeiros habitantes (pescadores e caçadores) até o surgimento da agricultura de irrigação. Essa evolução permitiu que essas populações desenvolvessem um alto nível tecnológico, dedicando-se à produção cerâmica, à metalurgia e têxteis, alcançando um notável desenvolvimento cultural.
Já o segundo bloco, Mineração, aborda o domínio sobre os metais, o controle sobre o ambiente natural e, consequentemente, seu impacto nas dinâmicas das estruturas do poder. Trata-se de um aspecto fundamental do desenvolvimento dos povos que utilizavam ferramentas diversas para extrair e utilizar cobre, ouro e prata, produzindo objetos de notável elaboração.
Na área Divindades e Rituais, é possível conhecer peças em ouro e prata, cerâmica e frisos de personagens divinos e semidivinos, que orientavam o sistema teocrático-militar operado a partir de complexas cosmovisões fundadoras das culturas andinas.
Os metais eram usados para decorar edifícios, adornar corpos e vestes reais em rituais e oferendas funerárias. Um detalhe é que só as pessoas pertencentes à elite podiam usar ouro. Nesta área são expostas máscaras e luvas feitas do mineral, além dos Tumis e dos recipientes usados em rituais sagrados, como os utilizados para recolher o sangue dos seres sacrificados.
No quarto bloco, Cerâmicas e Têxteis, estão peças e informações sobre as técnicas utilizadas desde 1.800 a.C. para produção de barro moldado e cozido em fornalha. Essas técnicas permitiram uma produção intensa de utensílios usados também para expressar ideias e representar estilos de vida e tradições. É mostrada ainda a importância da domesticação de animais como lhamas e alpacas para a produção têxtil e artística.
A seção Colonização trata da história de domínio do império Inca pelos espanhóis e a fundação do Vice-reinado do Peru. Esse bloco expositivo pretende mostrar a assimetria desse violento encontro de civilizações, que funda uma nova identidade sincrética e mestiça, sobre as ruínas do império Inca.
Temporada
A exposição foi um sucesso nas outras unidades do CCBB pelo país e finaliza sua temporada na capital paulista. ‘Tesouros Ancestrais do Peru’ fica em cartaz no CCBB-SP de 4 de setembro a 18 de novembro, ocupando o subsolo, térreo, 1°, 2°, 3° e 4° andares da instituição. O público pode visitar a exposição de quarta a segunda-feira, das 9h às 20h, com entrada gratuita mediante aquisição antecipada de ingressos que estará disponível em breve neste link. A classificação etária da mostra é livre.
Fonte: Centro Cultural Banco do Brasil
Foto de topo: @ccbbbh
Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis mudanças nas informações acima, que são válidas até a data de publicação.