Saudosa Tarsila

No último dia 1°, a pintora faria 129 anos de idade

O Universo de Tarsila, em exposição no Shopping Pátio Higienópolis, em São Paulo é linda de se ver e apaixonante para quem ama o Modernismo e a extravagância e irreverência da pintora Tarsila do Amaral (1886-1973). Trinta obras, entre réplicas e originais, fazem parte do acervo e foram cedidas pela família.

Imagem: Catraca Livre
Imagem: Catraca Livre
Imagem: Catraca Livre
Imagem: Catraca Livre

Ao entrar no local, você logo se depara com alguns setores que dividem a mostra e causam mais comodidade ao visitante. Ali, há 9 estações: três são todas cenográficas. Nelas são mostrados o lado mais pessoal da artista, com seus gostos, seus objetos e sonhos. Nessa área, chamada intimista, temos em seu ateliê, contato com o binóculo dela, com as joias pessoais, como colares, anéis e brincos.

Até o perfume que a pintora usava circunda o ar. O nome da essência é Moment Supreme, de Jean Patou, um dos costureiros da época. As roupas coloridas e ornamentadas trazem um ar alegre e cheio de vida ao ambiente. A cadeira na qual ela se sentava para pintar e os próprios pinceis trazem a nostalgia daquele tempo.

Imagem: Tarsilinha do Amaral, site Catraca Livre.
Imagem: Tarsilinha do Amaral, site Catraca Livre.

Dos seis espaços sensoriais, a intenção como o nome já diz, é provocar os sentidos, chamar a atenção para o universo em si do Modernismo e de Tarsila. A pessoa que ali passear poderá participar das obras, fazendo poses, caras e bocas, como na cena de Abaporu ou A Floresta. No local há espaço para uma maior acessibilidade ao público. Uma parede com vídeos com legendas em libra, textos em braile e obras em pranchas em táteis.

Tarsila do Amaral nasceu no interior de São Paulo em Capivari. Estudou artes em Paris, onde conheceu Anita Malfatti. Quando soube da Semana de Arte Moderna, veio para o Brasil e se juntou a ela, a Oswald de Andrade (seu namorado depois), Mário de Andrade e Menotti del Pichia. Trouxe para o país o estilo cubista que aprendeu na Europa. Teve fases em sua obra: Pau-Brasil, Antropofagia, Social e Neopau Brasil. Mostrou cor, expressão e reflexão nas obras.

Imagem: Obra 3D, que possibilita interação com a mesma. Site da revista Veja

A mostra começou no dia 27 de agosto e vai até o dia 27 deste mês. O intuito da sobrinha-neta da pintora e curadora da exposição, Tarsilinha do Amaral, é antecipar a  comemoração dos 130 anos da pintora, que acontecerão apenas no ano que vem. A exposição é dentro do shopping, de segunda a sábado, das 10 da manhã às 10 da noite. Domingo a abertura da mostra é das 2 da tarde às 8 da noite. A entrada é de graça. Para quem ama a arte e o poder da mesma em trazer sonhos, a dica é uma boa pedida.

Sobre o autor

Priscilla Millan é uma estudante de jornalismo que escolheu a profissão para conhecer histórias e tocar o coração das pessoas. Além de informar, gosta de escrever, de forma sutil, leve e desconcertante. Gosta da magia das palavras, de seu cheiro e de seus rastros. Gosta de atitudes, mas que por trás delas, haja belas palavras que eternizam cada momento.

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2015/09/saudosa-tarsila/" width="100%" count="off" num="5"]