Cemitério histórico de São Paulo é aberto a visitas monitoradas

Mausoléu da família Matarazzo
Mausoléu da família Matarazzo, um dos pontos que mais chama a atenção no cemitério

Há quem considere o cemitério um lugar assustador, macabro. Há também aqueles que o consideram um ambiente de paz, mas a novidade agora é quem o considera como atração turística.

É o chamado turismo cemiterial, que já é praticado aqui em São Paulo. O Cemitério da Consolação, fundado em 1848, é o mais antigo da cidade e já realiza essas visitas monitoradas. Sua inauguração marca o fim dos sepultamentos no interior das igrejas, na época, uma questão de saúde pública.

Lá vive a memória de muitas personalidades que fizeram parte da história brasileira, como Tarsila do Amaral, Mário de Andrade, Oswald de Andrade e do ex-presidente da república, Campos Sales.

Mas não é só isso que torna a necrópole tão interessante. A arte distribuída por seu todo, impressiona. A começar pelo seu portão, planejado pelo famoso arquiteto Ramos de Azevedo.  As esculturas, mausoléus e jazigos trabalhados, são obras que tornam o lugar uma das principais referências brasileiras em arte tumular.

Os passeios em grupo acontecem semanalmente e são monitorados pelo guia responsável pelo cemitério. Para agendá-los é preciso entrar em contato pelo telefone (11) 3396-3815 ou pelo e-mail [email protected].

 

 

Sobre o autor

Jornalista, trabalha com assessoria e comunicação. É crítica e curiosa por natureza. Gosta de escrever sobre o que ainda não sabe, aprender sobre o que não gosta e leituras não obrigatórias. Não cultiva amigos nem inimigos, cultiva fontes. Considera a vida uma resenha não terminada.

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2015/10/cemiterio-historico-de-sao-paulo-e-aberto-a-visitas-monitoradas/" width="100%" count="off" num="5"]