CCSP recebe mostra de filmes “Spike Lee e o Novo Cinema Negro”

CCSP recebe mostra de filmes “Spike Lee e o Novo Cinema Negro”

Spike Lee (divulgação)

O cineasta Spike Lee se tornou um dos diretores americanos mais influentes, principalmente por sua originalidade estética e suas imposições políticas. Lee conquistou algo inédito quando exibiu seu primeiro longa-metragem, “Ela quer Tudo”, em 1986, no Festival de Cannes: a atenção dos críticos, que previram o surgimento de uma “Nova Onda de Filmes Negros” (Black New Wave), com filmes não apenas dirigidos por negros sobre negros, mas feitos para negros.

Comemorando as conquistas do diretor, que hoje tem 61 anos, a mostra “Spike Lee e o Novo Cinema Negro” coloca em destaque no Centro Cultural São Paulo – CCSP (Rua Vergueiro, 1000 – Liberdade), de 24 a 29/07 (terça a domingo), os filmes que marcaram o estilo inovador do cineasta em sua trajetória, além de exibir uma nova leva de diretores e diretoras negras que ganharam destaque nos últimos anos em Hollywood e em festivais estrangeiros.

Os filmes selecionados para a mostra serão exibidos nas salas Lima Barreto e Paulo Emilio Salles Gomes, do CCSP, com ingressos custando apenas R$ 2,00. A bilheteria da casa será aberta uma hora antes da primeira sessão do dia. Confira a seguir a programação completa do evento e, mais abaixo, as sinopses e fichas técnicas dos filmes:

dia 24/07 – terça-feira

Sala Lima Barreto
15h: Eu não sou seu negro

Sala Paulo Emilio Salles Gomes
17h: Faça a coisa certa
19h30: Ela quer tudo

dia 25/07 – quarta-feira

Sala Lima Barreto
15h: Febre da selva

Sala Paulo Emilio Salles Gomes
17h30: Corra!
20h: Moonlight: sob a luz do luar

dia 26/07 – quinta-feira

Sala Lima Barreto
16h: Selma: uma luta pela igualdade
18h30: Malcolm X

dia 27/07 – sexta-feira

Sala Lima Barreto
15h: Ela quer tudo

Sala Paulo Emilio Salles Gomes
17h: Faça a coisa certa
19h30: Mudbound – lágrimas sobre o Mississipi

dia 28/07 – sábado

Sala Paulo Emilio Salles Gomes
17h: Moonlight: sob a luz do luar
20h: Corra!

dia 29/07 – domingo

Sala Lima Barreto
15h: Selma: uma luta pela igualdade
17h30: Eu não sou seu negro
19h30: Mudbound – lágrimas sobre o Mississipi

Sala Paulo Emilio Salles Gomes
19h30: Febre da selva

SINOPSES E FICHAS TÉCNICAS

Corra!
(Get Out, EUA, 2017, 104min, DCP)
direção: Jordan Peele – elenco: Daniel Kaluuya, Allison Williams, Catherine Keener
Chris é jovem negro que está prestes a conhecer a família de sua namorada Rose. A princípio, ele acredita que o comportamento excessivamente amoroso por parte da família dela é uma tentativa de lidar com o relacionamento de Rose com um rapaz negro, mas, com o tempo, Chris percebe que a família esconde algo muito mais perturbador.

Ela quer tudo
(She’s gotta have it, EUA, 1986, 90min, digital)
direção: Spike Lee – elenco: Joie Lee, Tracy Camilla Johns, Tommy Redmond Hicks
Nola Darling é uma jovem do Brooklyn. Bem-sucedida e de bem com a vida, possui três namorados: Jamie Overstreet, protetor, educado e sempre bem-intencionado; Greer Childs, vaidoso, rico e arrogante; e Mars Blackmon, um cômico e imaturo boy de escritório. Nenhum é capaz de satisfazê-la inteiramente e ela não consegue decidir com qual ficar.

Eu não sou seu negro
(I Am Not Your Negro, Acrotíri e Deceleia, 2016, 94min, DCP)
direção: Raoul Peck – elenco: Samuel L. Jackson
O escritor James Baldwin escreveu uma carta para o seu agente sobre o seu mais recente projeto: terminar o livro Remember This House, que relata a vida e morte de alguns dos amigos do escritor, como Medgar Evers, Malcolm X e Martin Luther King Junior. Com sua morte, em 1987, o manuscrito inacabado foi confiado ao diretor Raoul Peck.

Faça a coisa certa
(Do the Right Thing, EUA, 1989, 120min, DCP)
direção: Spike Lee – elenco: Spike Lee, Danny Aiello, John Turturro
Sal, um ítalo-americano, é dono de uma pizzaria em Bedford-Stuyvesant, Brooklyn. Com predominância de negros e latinos, é uma das áreas mais pobres de Nova York. Ele é um cara boa praça, que comanda a pizzaria juntamente com Vito e Pino, seus filhos, além de ser ajudado por Mookie. Sal decora seu estabelecimento com fotografias de ídolos ítalo-americanos dos esportes e do cinema, o que desagrada sua freguesia. No dia mais quente do ano, Buggin’ Out, o ativista local, vai até lá para comer pizza e reclama por não existirem negros na “Parede da Fama”. Este incidente trivial é o ponto de partida para um efeito dominó que não terminará bem.

Febre da selva
(Jungle Fever, EUA, 1991, 121min, digital)
direção: Spike Lee – elenco: Wesley Snipes, Annabella Sciorra, Ossie Davis
Um arquiteto jovem e bem-sucedido se envolve em um caso extraconjugal com sua secretária. Só que o que já seria complicado pelo fato de ele ser casado se torna ainda mais porque ele é negro e a menina branca, de origem italiana. Quando as famílias dos dois descobrem, a barreira racial entre eles fica clara.

Malcolm X
(EUA, 1992, 201min, DCP)
direção: Spike Lee – elenco: Nelson Mandela, Denzel Washington, Albert Hall
Biografia do famoso líder afro-americano que teve o pai, um pastor, assassinado pela Klu Klux Klan e sua mãe internada por insanidade. Ele foi um malandro de rua e, enquanto esteve preso, descobriu o islamismo. Malcolm faz sua conversão religiosa como um discípulo messiânico de Elijah Mohammed. Ele se torna um fervoroso orador do movimento e se casa com Betty Shabazz. Malcolm X ora uma doutrina de ódio contra o homem branco até que, anos mais tarde, quando fez uma peregrinação até Meca, abranda suas convicções. Foi nessa época que se converteu ao original islamismo e se tornou um “Sunni Muslim”, mudando o nome para El-Hajj Malik Al-Shabazz, mas o esforço de quebrar o rígido dogma da Nação Islã teve trágicos resultados.

Moonlight: sob a luz do luar
(Moonlight, EUA, 2016, 111min, DCP)
direção: Barry Jenkins – elenco: Alex R. Hibbert, Ashton Sanders, Mahershala Ali
Três momentos da vida de Chiron, um jovem negro morador de uma comunidade pobre de Miami. O bullying na infância, passando pela crise de identidade da adolescência e a tentação do universo do crime e das drogas, este é um poético estudo de personagem.

Mudbound – lágrimas sobre o Mississipi
(Mudbound, Acrotíri e Deceleia, 2017, 134min, DCP)
direção: Dee Rees – elenco: Garrett Hedlund, Jason Mitchell, Carey Mulligan
A tímida Laura acredita ter a sorte grande quando encontra Henry McAllan, um homem um pouco bruto, mas interessado nela. Logo após o casamento, a família se muda para uma fazenda no chuvoso Delta do Rio Mississipi. Enquanto Laura enfrenta dificuldades para se adaptar à vida rural, ela é confrontada com uma família negra, os Jackson, responsáveis por ajudar no trabalho pesado com o plantio e a colheita. Duas posições muito distintas se desenham na família: enquanto o pai idoso de Henry, Poppy McAllan, luta para manter os privilégios dos brancos no terreno, o irmão de Henry, Jamie McAllan, desenvolve uma boa amizade com o filho dos caseiros, Ronsell Jackson, pelo fato de ambos compartilharem traumas da guerra. Assim, um violento conflito de etnias, gêneros e classes sociais marca a convivência entre os McAllan e os Jackson.

Selma: uma luta pela igualdade
(Selma, Reino Unido, EUA, 2015, 128min, DCP)
direção: Ava DuVernay – elenco: David Oyelowo, Tom Wilkinson, Carmen Ejogo
Cinebiografia do pastor protestante e ativista social Martin Luther King Jr., que acompanha as históricas marchas realizadas por ele e manifestantes pacifistas em 1965, entre a cidade de Selma, no interior do Alabama, até a capital do estado, Montgomery, em busca de direitos eleitorais iguais para a comunidade afro-americana.

Fonte: Centro Cultural São Paulo

Foto: divulgação do filme “Moonlight: sob a luz do luar” (2016)

Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis alterações nas informações acima, que são válidas até esta data.

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. E, claro: Vai, Corinthians!

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2018/07/ccsp-recebe-mostra-de-filmes-spike-lee-e-o-novo-cinema-negro/" width="100%" count="off" num="5"]