Lollapalooza Brasil 2020: o emo mostra sua cara!

O Lollapalooza Brasil 2020 acontece nos dias 3, 4 e 5 de abril do próximo ano e, como de costume, deve reunir no Autódromo de Interlagos milhares de pessoas das mais diferentes tribos e fãs de diversos gêneros musicais, mostrando que a música influencia – e muito – na vida das pessoas.

Ao longo do tempo, a música vai deixando sua marca na sociedade e vários estilos musicais – que se misturam a “estilos de ser” – vão entrando e saindo de foco, fazendo a cabeça de gerações. Nos primeiros anos deste século, mesmo sofrendo preconceito de muita gente, o Emo foi um dos gêneros mais populares no Brasil e em várias partes do mundo. Prova disso foram as várias bandas do gênero que surgiram na época e deixaram (e muitas delas ainda deixam) seu legado.

Hoje em dia, é heroico bater no peito e dizer que foi emo nos anos 2000. 15 anos se passaram desde o auge do estilo e, entre chacotas e pouca compreensão, enfim, as bandas que marcaram esta época botam a cara no sol sem maiores julgamentos ou rótulos. Isso é bom pra todo mundo que viveu este momento e hoje pode curtir tranquilamente bandas como as gringas City and Colour e A Day to Remember e, é claro, Fresno (foto no topo), o maior símbolo do emo no Brasil.

A banda brasileira, escalada pela primeira vez para tocar no Lollapalooza Brasil, acabou de lançar o álbum “Sua Alegria Foi Cancelada” (2019), que mostra toda a transformação musical que a banda assumiu com a atual formação.

A nova fase deixa para trás os rótulos que fizeram o Fresno ser conhecido, mas a maior representante do emo nacional parece não se importar com a prateleira em que foi colocada por tanto tempo. Para Lucas Silveira, vocalista do grupo, o emo foi um movimento que ficou tão grande ao ponto de ter um impacto na cultura popular brasileira. “O emo era um adolescente se descobrindo e quebrando o estereótipo do macho tóxico. Hoje as pessoas que eram emo na época têm seus 25, 30 anos, e descobriram que o mundo é maior que o rótulo”, diz o vocalista.

Como uma banda que jamais parou (e nem tem planos para isso), tocar no Lollapalooza Brasil tem um gosto diferente. “Sabemos que é mais do que uma oportunidade, é uma prova de que somos relevantes no cenário atual, shows como esse coroam as escolhas que fizemos quando a banda batia 1º lugar em tudo quanto é rádio. Prezamos por manter uma honestidade artística muito forte às custas de perder o espaço que a gente tinha no mainstream, mas essa aposta formou um público fiel e interessado no que a gente tem a dizer”.

Para o show da banda, que sobe ao palco do #LollaBR2020 no dia 5 de abril (domingo), não há espaço para nostalgia. “Nesse novo momento estamos priorizando o disco novo, mas tem muita coisa antiga que tem a ver com essa nova fase. (…) Vamos fazer coisas que não faremos em outros shows, mas mostrando a Fresno de 2020, e não a de 2005. Vai ser lindo e a gente tá bem ansioso”, afirma Lucas.

E em fase nova também se encontra Dallas Green, um dos líderes do Alexisonfire, que traz para o Lollapalooza Brasil 2020 o seu lado mais sereno com o projeto City and Colour – que já esteve no Brasil. Se ao lado da banda a agressividade do screamo toma conta, sua carreira solo é tomada pela calmaria e a clareza de sentimentos.

Dallas Green com seu projeto City and Colour (divulgação)

Símbolo de uma época em que membros de bandas pesadas e rápidas costumavam fazer projetos para mostrar uma nova face (vide Chuck Ragan, do Hot Water Music, e Anthony Green, do Circa Survive e Saosin), o City and Colour se destacou gravando álbuns em sequência, alcançando boas posições em charts e se mantendo firme ao conceito. É assim que Dallas chega ao Lollapalooza Brasil 2020. “A Pill for Loneliness” (2019), seu mais recente álbum, carrega toda a tristeza e melancolia que o vocalista colocou em todos os seus trabalhos, mas de forma madura e com sua voz na melhor forma.

Já o A Day to Remember, banda que sempre foi bem recebida no universo emo apesar de povoar cenas de metalcore, incorporou elementos que transformaram o seu som em um pop-punk agressivo e eletrônico, como podemos observar nos recentes singles “Degenerates” e “Rescue Me”. A mudança foi bem recebida pelos fãs, visto que a essência da banda se mantém preservada, enquanto novas sonoridades apenas mostram que o ADTR continua com sede de entregar algo novo e potente sem parecer repetitivo ou preso ao tempo.

A Day to Remember (divulgação)

Os shows do A Day to Remember e do City and Colour no Lollapalooza Brasil 2020 acontecem no dia 4 de abril (sábado) e, assim como o show do Fresno, prometem ser memoráveis!

Vale lembrar que o Lollapalooza Brasil 2020 acontece novamente no Autódromo de Interlagos (Av. Sen. Teotônio Vilela, 261 – Interlagos), na Zona Sul da capital paulista, e está com ingressos à venda pelo site www.lollapaloozabr.com e na bilheteria oficial, que não tem taxa de conveniência (Credicard Hall: Av. das Nações Unidas, 17955 – Santo Amaro). Os interessados ainda podem garantir ingressos com 45% de desconto por meio da Entrada Social. Clique aqui para saber como funciona.

Fonte: Lollapalooza Brasil

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. E, claro: Vai, Corinthians!

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2019/11/lollapalooza-brasil-2020-emo-mostra-sua-cara/" width="100%" count="off" num="5"]