Carnaval de Rua: confira dicas de alimentação para não passar perrengue

Carnaval de Rua: confira dicas de alimentação para não passar perrengue

O Carnaval é um dos feriados mais aguardados do ano, mas apesar de ser um momento de descontração e alegria, é preciso cuidar da alimentação, pois durante a folia o nosso corpo gasta muita energia. Então, quem for desfilar pelas ruas de São Paulo atrás dos mais variados blocos que a cidade oferece deve evitar ficar horas sem se alimentar para não ter hipoglicemia (glicose baixa no sangue). Além disso, a nutricionista clínica funcional Dra. Camila Fontes (@clinica.camilafontes) dá outras valiosas dicas de alimentação para que o folião possa curtir os blocos carnavalescos numa boa e sem passar mal.

A profissional começa com uma dica fundamental: manter o corpo hidratado, já que perdemos água e sais minerais que saem com o suor. Além da água, são indicados também sucos naturais (escolha os sem adição de açúcar e adoçantes). Isotônicos e água de coco (prefira a natural à industrializada) são outras ótimas pedidas. Mas vale lembrar: beba pelo menos 2 litros de água por dia (água mesmo!).

Antes de sair para curtir os blocos
No café da manhã, a primeira refeição do dia, procure consumir cereais integrais, frutas e proteínas, como ovos e queijos brancos. Já no almoço e no jantar, prefira refeições equilibradas, leves, de fácil digestão, com todos os grupos alimentares: salada, proteína (carne, ovos, peixes ou frango), leguminosa (feijão, ervilha, lentilha) e uma fonte de carboidrato (batata doce ou inglesa, macarrão, mandioca, arroz integral). Evite frituras e alimentos gordurosos, já que a digestão deles é mais difícil e pode causar sonolência.

Durante a folia
Opções que ajudam na nutrição para consumir durante o dia são mix de castanhas e sementes, coco, frutas desidratadas e cenourinhas cruas. Em caso de ingestão de bebida alcoólica, intercale com água e jamais beba em jejum.

Seguindo essas dicas, as chances do seu Carnaval ser repleto de alegria e despreocupação do começo ao fim são maiores. Boa folia!

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. E, claro: Vai, Corinthians!

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2020/02/carnaval-de-rua-confira-dicas-de-alimentacao/" width="100%" count="off" num="5"]